家庭农业知识平台

SEAD leva café orgânico feminino para a Bio Brazil Fair

A história desse café está ligada à luta diária das mulheres do campo, embora em seu cheiro e gosto predomine a doçura dos grãos selecionados, que o torna diferente e especial. Plantado e colhido no Sul de Minas Gerais, o Café Familiar da Terra – Orgânico Feminino deu voz a um grupo de mulheres da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (COOPFAM), município onde elas vivem. Na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, o café será um dos destaques no estande coletivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), que tem outros nove empreendimentos selecionados por meio de chamada pública.

O café orgânico feminino da COOPFAM surgiu depois da criação do grupo das Mulheres Organizadas Buscando Independência (MOBI). A ideia surgiu pela busca de um produto com a cara delas e com a marca de luta. “Começamos a lutar por isso, fizemos muitas e muitas reuniões, foi empenho mesmo das mulheres para conseguir”, conta a agricultora familiar Silvania Regina Tere, de 48 anos, cooperada há seis anos.

O Mobi também gerou outros frutos na comunidade, em Poço Fundo. Unidas, as mulheres também começaram a produzir artesanatos feitos a partir das palhas e da borra de café, além de cultivarem flores. No entanto, será o café que as representará na maior feira de orgânicos da América Latina. Feito a partir de grãos arábicas, o blending é diferenciado. Faz com que a bebida tenha doçura e leveza. Para que assim seja, os cafés são escolhidos e selecionados por especialistas que os provam antes de serem beneficiados. 

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
作者: Ingrid Castilho
:
组 织: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
年份: 2017
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容