家庭农业知识平台

Idade média dos produtores rurais diminui e mulheres ganham espaço na gestão do agronegócio

As informações são da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, que entrevistou in loco 2.835 agricultores de 15 estados.

As novas gerações de produtores rurais e as mulheres têm tido papel cada vez mais importante no crescimento do agronegócio brasileiro, segmento que representa 23% do Produto Interno Bruto nacional. Essa é uma das conclusões da 7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, apresentada hoje ao mercado, em São Paulo.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.835 agricultores e produtores de animais de 15 estados de todas as regiões do país, a idade média dos produtores rurais é de 46,5 anos – 3,1% menos do que identificado no estudo anterior, realizado em 2013. E 21% deles têm curso superior, especialmente agronomia (42%), veterinária (9%) e administradores de empresas (7%).

A presença da mulher em funções de decisão nos empreendimentos rurais apresentou salto impressionante nos últimos quatro anos, triplicando sua importância na gestão da atividade rural de 10% para 31%.

“O agronegócio brasileiro tem uma tremenda capacidade de se reinventar, fortalecendo sua estrutura básica e apresentando sempre segmentos e técnicas novas. Nesse sentido, a Pesquisa ABMRA mostra os avanços e mudanças no perfil dos produtores rurais, a adoção de novas tecnologias e as relações e o envolvimento de quem comanda o campo com as novas formas de comunicação disponíveis”, explica Ricardo Nicodemos, diretor de Pesquisas da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.

Title of publication: SEGS
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
组 织: Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)
:
年份: 2017
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容