منبر معارف الزراعة الأُسرية

Comunidade Quilombola Alto da Serra do Mar

Baseado em Relatório técnico de identificação e delimitação (RTID) dos remanescentes das comunidades dos quilombos de Alto da Serra do Mar - RJ

A Coleção Terras de Quilombos reúne um conjunto de narrativas a respeito da formação, do modo de vida e das lutas travadas por comunidades quilombolas brasileiras para se manter em seus territórios tradicionais. Em cada livreto, uma comunidade quilombola é apresentada em sua singularidade.

Ao todo, a Coleção oferece um panorama da diversidade de trajetórias vividas por ex-escravizados – incluindo por vezes indígenas e grupos em outras situações sociais – para conquistar a sua independência e se estabelecer na terra autonomamente. O fato de terem sido deixados à própria sorte após a Abolição resultou em uma multiplicidade de caminhos percorridos para conseguirem consolidar os seus territórios. Foram muitos os modos como ocuparam as suas terras e distintas as maneiras como formaram as suas comunidades, enfrentando todo tipo de desafios para se relacionarem livremente com seu entorno.

O conceito de quilombo esteve associado ao período da colônia e do império. Com a Abolição, os quilombos deixaram de ser mencionados, como se o fim de quatro séculos de escravidão significasse a garantia de liberdade. No entanto, os quilombolas continuaram e continuam a lutar para reproduzir seus modos de criar, fazer e viver, resistindo às dificuldades, injustiças e preconcepções legadas pelo período escravocrata. São essas as histórias narradas nesta Coleção. São histórias do Brasil vistas pelo prisma de quem, com suas tradições, formas de vida, religiosidades e respeito à terra, enriquece o mosaico da sociodiversidade brasileira.

:
:
:
:
:
:
الناشر: FAFICH
:
:
:
المؤلف: Ana Carolina Estrela da Costa
مؤلفين آخرين: André Luiz Videira de Figueiredo
المنظمة: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)
منظمات أخرى: CGPCT/NEAD, UFMG/OJB, CEBRAS, NUQ
السنة: 2016
:
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: صحيفة وقائع
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة