FAO.org

Home > Country_collector > FAO in Mozambique > Notícias > Detail
FAO in Mozambique

Para o aumento da segurança alimentar FAO promove produção de mandioca na província de Gaza

Uma das beneficiárias no campo de mandioca
20/12/2017

Para desenvolver a cadeia de valor da mandioca sustentável e orientada para o mercado, a FAO está a promover a produção de mandioca junto dos pequenos agricultores dos distritos de Massingir e Mabalane, na província de Gaza, para que a mandioca deixe de ser só um alimento básico mas também um produto de alto valor energetico e matéria-prima para a indústria de processamento.

O projecto da FAO tem como objectivos: contribuir para melhorar a produção e produtividade da mandioca através da formação de produtores e do reforço do acesso a material de plantio de qualidade; melhorar a qualidade da produção agrícola da mandioca e integrar pequenos produtores na cadeia de valor/ acesso ao mercado da mandioca.

Com estas acções, este projecto da FAO financiado pela União Europeia, pretende estimular micro, pequenas e médias empresas a investir no processamento deste produto, criando oportunidades de geração de renda e de emprego nos distritos de Massingir e Mabalane e, dessa forma contribuir para a redução da pobreza.

Através desta iniciativa serão beneficiadas para além das comunidades agrícolas vulneráveis, pequenos agricultores, processadores informais de pequena escala, comerciantes de mandioca e, eventualmente, as empresas industriais envolvidas no processamento de mandioca.

Até ao fim do projecto previsto para Dezembro de 2018 espera-se que estejam estabelecidos grupos de produtores para a produção de material de plantio de mandioca de qualidade e que estejam fortalecidas as ligações e parcerias de negócio entre os pequenos produtores e outros actores chave, facilitando o acesso aos mercados em desenvolvimento e / ou emergentes. O projecto orçado em mais de 500 mil USD poderá beneficiar cerca de 800 produtores nos dois distritos.