FAO in Mozambique

Dia Internacional das Florestas –FAO aposta na educação dos mais jovens

Estudantes no evento alusivo ao Dia Internacional das Florestas organizado pela FAO
21/03/2019

Por ocasião do Dia Internacional das Florestas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizou nesta quinta-feira (21 de Março), um evento para assinalar a data sob o lema: "As florestas e a Educação".

O evento contou com a presença do Representante da FAO em Moçambique, ambientalistas, professores universitários, professores e estudantes de escolas primárias e secundárias que foram o alvo principal nesta data.

Durante o evento estudantes apresentaram poemas e mensagens educativas apelando à conservação das florestas e a reciclagem de resíduos sólidos para que tenhamos mais espaços verdes e cidades mais limpas.

O Representante da FAO Moçambique, Olman Serrano destacou que "o Dia Internacional das Florestas é um dia de celebração, especialmente para aqueles que vivem ao redor ou dentro das florestas. Para todos nós, incluindo as pessoas que só imaginam como as florestas são, e nunca tiveram a oportunidade de as conhecer, este é um dia de reflecção sobre as árvores e as florestas".

Durante a sua intervenção, o Representante da FAO fez referência ao ciclone trágico que está a afectar a região centro do país e pediu um minuto de silencia pelas vítimas.

"Esta celebração, não nos deixa esquecer a catástrofe nacional causada pelas fortes chuvas e pelo ciclone IDAI, que estamos a viver neste momento, e cuja dimensão ainda não é conhecida na totalidade. Temos visto imagens trágicas e ouvido sobre inúmeros perdas humanas e materiais. A FAO tem estado a fazer o possível para mobilizar recursos humanos e materiais para responder ao impacto do ciclone".

Para além desta actividade, a FAO desenvolveu uma proposta de actualização do Plano Municipal de Arborização Urbana que será entregue ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

Jan Walotek, especialista da FAO em florestas e responsável por esta iniciativa explicou que este plano consiste em ferramentas técnicas de implementação e diretrizes para o planeamento, desenvolvimento e manutenção de florestas urbanas, baseado em abordagens de gestão implementadas por cidades com diversas culturas, formas, estruturas e histórias , que usaram a infraestrutura urbana e florestal para desenvolver serviços económicos e ambientais e para fortalecer a coesão social e o envolvimento do público.

Walotek acrescentou ainda que a assistência técnica da FAO será orientada pelo fornecimento de vários produtos e serviços ecossistémicos para responder aos desafios locais e globais.

Sobre a Arborização Urbana
Em Dezembro de 2018 o Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas lançou o apelo para o Plano de Acção para cidades mais verdes, saudáveis e felizes para todos, apoiado nos conhecimentos em design e gestão de florestas urbanas, nas mais recentes descobertas sobre saúde e bem-estar humano e os benefícios dos espaços verdes. O Fórum lançou igualmente um desafio a todas as cidades do mundo para aderir ao programa "Programa Mundial Cidades Arborizadas ".

Situação das florestas no país
Moçambique é um dos poucos países da África Austral ainda com alguma cobertura florestal (31,6 milhões de hectares), representando cerca de 30% do País. O Miombo é o ecossistema florestal que mais se destaca, abrangendo cerca de 67% (2/3) da cobertura florestal do país. No entanto, o desmatamento e a degradação florestal causados pela agricultura, expansão urbana e de infra-estruturas, assentamentos populacionais, exploração de madeira, produção de carvão, explorações mineiras entre outras, tem reduzido a disponibilidade de bens e serviços ecossistêmicos florestais para as comunidades rurais, além de ameaçar a biodiversidade e aumentar a emissão de gases de efeito estufa.

Sobre a criação do Dia Internacional das Florestas
Em 1971, a FAO criou o Dia Mundial das Florestas com o objectivo de conscientizar as pessoas a respeito da importância dos ecossistemas florestais.
Posteriormente, em 2012, foi aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas uma resolução que instituiu o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas, uma forma de comemorar a data mundialmente.