FAO in Mozambique

FAO e Governo capacitam extensionistas para adaptação às mudanças climáticas

25 técnicos de extensão agrária da Província de Gaza foram formados
18/05/2019

Verónica Alberto Tsandzane é uma de 25 técnicos de extensão agrária da Província de Gaza, que terminaram esta semana, em Chokwé, Gaza, a formação de formadores na metodologia da Escola na Machamba do Camponês (EMC) com foco na adaptação às mudanças climáticas, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em colaboração com a Direcção Nacional de Extensão Agrária (DNEA) do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA). Além dos técnicos de cinco Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAEs) de Gaza, participaram na formação também um ponto focal da Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar (DPASA) de Gaza, 5 extensionistas de Inhambane, uma técnica da DNEA e dois técnicos da FAO.

A formação enquadra-se numa estratégia alargada de capacitação de 100 extensionistas das províncias de Gaza, Manica, Sofala e Tete, onde decorre o projecto "Fortalecimento das capacidades dos produtores agrários para gerir o impacto das mudanças climáticas e aumentar a segurança alimentar através da abordagem da Escola na Machamba do Camponês", financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pela FAO, em apoio ao Governo de Moçambique.

"A produção de hortas em sacos e em pneus são práticas que aprendi na formação, que se adequam perfeitamente à nossa realidade", diz a extensionista do Distrito de Chicualacuala, Verónica. Sendo Moçambique um dos países do mundo mais afectados pelos efeitos das mudanças climáticas, acabando de ser atingido por dois ciclones, ao mesmo tempo que enfrenta secas prolongadas, "a FAO pretende equipar Governo e produtores agrários com o conhecimento necessário para a sua adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, reduzindo, assim, a sua vulnerabilidade a choques climáticos extremos", diz o Coordenador do projecto da FAO, Pedro Simpson Jr.

No encerramento da formação, no Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), Micas Bila, Chefe de Departamento de Extensão Agrária da DPASA, lembrou que as secas prolongadas que têm assolado a província, "causam problemas sérios na segurança alimentar, já que a produção de culturas alimentares básicas baixa, enquanto o pasto de animais escasseia, reduzindo a disponibilidade de produtos de origem animal".

Na Província de Gaza, o projecto da FAO apoia agricultores de 5 distritos: Guijá, Mabalane, Mapai, Chicualacuala e Chigubo.