FAO in Mozambique

Dia Mundial do Pescador celebrado em Massingir

O mercado de peixe deverá contribuir para a segurança alimentar da comunidade local
21/11/2014

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) participou esta sexta-feira (21.11.) nas cerimónias centrais do Dia Mundial do Pescador em Massingir, na província de Gaza. A data, celebrada em Moçambique desde 1998, pretende valorizar o trabalho das comunidades piscatórias e o seu papel no abastecimento da mais importante fonte de proteína animal da população moçambicana, o pescado.

Ponto alto das celebrações foi a inauguração do novo mercado de peixe de Massingir. No seu discurso durante a cerimónia, o Representante da FAO em Moçambique, Castro Camarada, lembrou que "para a concretização desta obra, as instituições envolvidas na sua implementação debateram-se com inúmeros desafios, que paulatinamente foram sendo superados", acrescentando que "o empenho e o compromisso de todos os intervenientes para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento das actividades de pesca prevaleceu".

O Governador da província de Gaza, Raimundo Diomba, cortou a fita do novo mercado e foi assinado o termo de entrega da infra-estrutura.

"Nós, pescadores da albufeira de Massingir", disse, na ocasião, o representante da associação local de pescadores, "queremos manifestar a nossa satisfação relativamente a este mercado". Julião Seleve referia-se às "grandes perdas que os pescadores da albufeira registavam depois da captura", até então sem sistemas de refrigeração e armazenamento. O dia foi, portanto, de festa para a comunidade local. Cantou-se, dançou-se e reflectiu-se sobre os desafios futuros da actividade. "Tudo faremos para a melhor conservação deste mercado de peixe para que possa cumprir o objectivo pelo qual foi construído", enfatizou o Administrador do distrito, Alberto Libombo. "Além de proporcionar alimento", lembrou ainda o Governador da província, Raimundo Diomba, "a pesca é fonte de geração de emprego e rendimento para muitas famílias" da zona da albufeira.

O mercado de peixe de Massingir foi planeado e construído como infra-estrutura de apoio à pesca artesanal local no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal para as Províncias de Gaza e Inhambane (PPAGI). Um mercado em Maxixe, Inhambane, deverá ser inaugurado ainda este ano.

Este projecto, que termina no final de 2014, teve apoio financeiro de Itália e foi implementado pela FAO, dando seguimento a um projecto de emergência como iniciativa do Governo de Moçambique no sub-sector da pesca artesanal.

Na inauguração do mercado, o Chefe de Cooperação da Cooperação italiana, Dario Milano, disse acreditar que o projecto contribuiu para "conferir benefícios individuais aos pescadores envolvidos e às suas associações". Também segundo o Representante da FAO, Castro Camarada, o projecto teve como objectivo "contribuir para a melhoria da segurança alimentar e das condições de vida das comunidades pesqueiras das províncias de Gaza e Inhambane". Ao todo, o PPAGI beneficia cerca de 110.000 pessoas entre pescadores, carpinteiros e mecânicos navais, processadores e comerciantes de pescado e de insumos de pesca.