FAO in Mozambique

FAO capacita formadores em educação nutricional para escolas primárias de Sofala

17 técnicos da Província de Sofala vão formar 120 professores do ensino primário em educação nutricional
21/01/2016

Decorre até à próxima sexta-feira (22.01.), na cidade da Beira, uma formação de formadores de educação nutricional para as escolas primárias, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A formação enquadra-se no âmbito da implementação das actividades do Sub-programa "Acelerar o Progresso Rumo ao Alcance do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio 1c" (ODM1c) da FAO.

O treinamento visa dotar os formandos de ferramentas metodológicas como o manual "Vamos Comer Alimentos Nutritivos" com vista a melhorar o conhecimento sobre boas escolhas e hábitos alimentares das crianças em idade escolar. O objectivo é mantê-las bem nutridas e saudáveis ao longo das suas vidas através de educação nutricional nas escolas.

Na sessão de abertura da formação, o Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Sofala, Manuel Armindo Chicamisse, enfatizou a importância deste programa, uma vez que "o processo de mudança de comportamento encontra maior resistência em adultos do que em crianças, visto que estas estão no processo de aprendizagem e facilmente assimilam a informação".
Dirigindo-se aos participantes, Ruth Butao Ayoade, Assessora de Segurança Alimentar e Nutricional na FAO, disse que "promover a saúde das crianças agora é estabelecer uma fundação sólida para a sua saúde no futuro, quando forem adultas, para a saúde dos seus filhos e das próximas gerações".

Ao longo de 5 dias, os 17 técnicos participantes no treinamento, entre os quais nutricionistas, formadores de professores e extensionistas, deverão adquirir, entre outros, conhecimentos sobre a situação nutricional em Moçambique e desnutrição crónica, assim como noções básicas de nutrição e as diferentes metodologias de enquadramento de temas de nutrição no programa de ensino básico através de uma abordagem metodológica que abrange diferentes áreas como educação e saúde do Plano de Acção Multissectorial para a Redução da Desnutrição Crónica (PAMRDC).

Estes técnicos são provenientes dos distritos de Nhamatanda e Gorongosa, distritos-piloto da implementação da educação nutricional na Província de Sofala e do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH). Uma vez terminada a formação, os formadores terão a missão de capacitar 120 professores de escolas primárias de ambos os distritos.

Actividades similares já foram realizadas nas províncias de Manica e Zambézia em 2015.
A educação nutricional nas escolas, uma abordagem baseada na melhoraria do conhecimento sobre nutrição e boas práticas alimentares, oferece uma alternativa sustentável no âmbito da introdução de práticas alimentares saudáveis contribuindo, assim, para uma redução significativa dos níveis de insegurança alimentar e nutricional (InSAN) nos distritos de intervenção do Sub-programa ODM1c.

A abordagem de educação nutricional adoptada pela FAO no manual "Vamos Comer Alimentos Nutritivos" segue a linha do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE), especificamente os pilares 2 e 3 do PRONAE, que promovem a educação alimentar e nutricional nas escolas e o desenvolvimento de capacidades para a produção agro-pecuária, respectivamente.