FAO in Mozambique

Aquacultura em Inhambane terá apoio da FAO

Campo de aquacultura em Inhambane
21/02/2017

Em Moçambique, a produção de peixe em geral tem vindo a diminuir na última década, principalmente devido aos elevados custos dos factores de produção, às técnicas de produção precárias, aos serviços de extensão limitados, ao fraco acesso ao mercado e à aplicação.

Uma das abordagens promovidas pelo Governo para inverter esta tendência é aumentar a produção de peixe e a produtividade através da prática da aquacultura, dado o elevado potencial, o bom clima, fontes de água abundantes e mercados acessíveis.

É neste contexto que a FAO está a apoiar o novo projecto para a área de aquacultura na província de Inhambane com a duração de dois anos, que irá beneficiar aquacultores individuais ou agrupados em associações, e / ou cooperativas de aquacultores daquela província.
Esta acção da FAO tem como principal objectivo a promoção do desenvolvimento sustentável, socialmente inclusivo, equitativo e ambientalmente responsável para a aquacultura.

Por conseguinte, o projecto proporcionará um programa de capacitação para os serviços de extensão, apoiando simultaneamente os produtores seleccionados que tenham potencial para desenvolver empresas de aquacultura comercialmente viáveis, de forma a aumentar a produção e a produtividade do peixe, adicionar-lhe valor, aumentando o emprego e consequentemente a renda das famílias.

O projecto será implementado em colaboração com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.
Esta é uma acção que se enquadra na promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) para a "Vida na Água" que defende a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.