FAO in Portugal

Autarquias portuguesas debatem sobre políticas alimentares sustentáveis

15/09/2017

Lisboa – No dia 12 de setembro teve lugar na sede da CPLP, uma reunião entre vários Municípios Portugueses, nomeadamente, Amarante, Braga, Cascais, Funchal, Loulé, Odivelas, Sintra, Torres Vedras, Valongo e Viana de Castelo, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), a FAO, a Universidade de Lisboa representada pelo Colégio F3 e a ReAlimentar.

Esta reunião teve como objetivo identificar áreas comuns para trabalho futuro e discutir a possibilidade de estabelecer uma plataforma de intercâmbio regular. Foi ainda um momento para apresentar a agenda para a reunião dos autarcas do Pacto de Milão em Valência (Espanha), entre outros temas de interesse.

As autarquias apresentaram projetos e iniciativas que estão a desenvolver na área da alimentação e nutrição que contribuem para a melhoria da saúde e bem-estar das suas populações. Em concreto, foram apresentados casos que definem diferentes abordagens regionais e permitem caraterizar boas práticas em diferentes contextos. Foi ainda possível partilharem os principais desafios que enfrentam dentro desta área.

No fim da reunião, ficou decidido iniciar um trabalho em rede visando o intercâmbio de conhecimentos e experiências e construção de capacidades. Para além disso, a maioria das autarquias mostraram-se interessadas em participar na III Reunião do Pacto de Milão, em Valência, que terá lugar entre os dias 19 e 21 de outubro.