FAO no Brasil

Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar

11/04/2019

Em dezembro de 2017, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução A/RES/72/239, pela qual proclamava a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028). A resolução instou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) a liderar a Década, em colaboração com outras organizações relevantes do sistema das Nações Unidas. As partes interessadas, tais como organizações internacionais e regionais, sociedade civil, setor privado e instituições acadêmicas, foram convidadas a apoiar ativamente a celebração da Década.

A família e o campo representam uma unidade que evolui de forma contínua e desempenha funções econômicas, ambientais, sociais e culturais na economia rural mais ampla e nas redes territoriais em que estão integradas. Os agricultores familiares gerenciam sistemas agrícolas diversificados e preservam os produtos alimentares tradicionais, o que contribui para permitir dietas equilibradas e proteger a agrobiodiversidade global. Os agriculturores familiares salvaguardam as culturas locais e gastam os seus rendimentos nos mercados locais e regionais, gerando assim numerosos empregos agrícolas e não agrícolas. Portanto, os agricultores familiares têm um potencial único para aumentar a sustentabilidade da agricultura e dos sistemas alimentares, por isso um ambiente regulatório favorável é essencial para apoiá-los.

A agricultura familiar produz mais de 80% da comida mundial e ao mesmo tempo aumenta a sustentabilidade ambiental da agricultura, preserva e restaura a biodiversidade e os ecossistemas, fornece alimentos tradicionais e nutritivos e contribui para possibilitar dietas equilibradas e manter o patrimônio cultural nas áreas rurais. A finalidade da Década é focar os esforços da comunidade internacional com vistas a trabalhar, coletivamente, na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais voltadas à criação de um ambiente propício e ao fortalecimento da agricultura familiar.

O lançamento mundial da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar será realizado na sede da FAO, em Roma, no dia 29 de maio de 2019, coorganizado pela FAO e pelo FIDA, como a Secretaria Conjunta da Década. O lançamento será precedido, nos dias 27 e 28 de maio de 2019, por sessões de troca de conhecimento dos agricultores e por diálogos regionais sobre as prioridades na celebração da Década, nas quais representantes de atores relevantes (governos, organizações da sociedade civil, produtores organizações acadêmicas e do setor privado).