FAO no Brasil

Publicações

Este folheto, produzido no âmbito do projeto +Algodão, explica em passos simples quais são os protocolos básicos para realizar a colheita mecanizada de algodão de forma eficiente, especialmente com a colheitadeira de uma linha acoplada a um trator. Download aqui. (Português)


O projeto +Algodão é executado desde 2013 pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e sete países parceiros – Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru. É uma iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral, que visa à promoção de sistemas de produção sustentáveis e inclusivos, a partir de perspectiva integral da cadeia de valor do algodão, a fim de contribuir com o desenvolvimento rural, a agregação de valor, o comércio justo e o sistema agrotêxtil inclusivo. Download aqui. (Português)


O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) tem sido apontado como importante fator para a garantia da saúde, boa nutrição e prevenção de doenças crônicas, incluindo a obesidade e o câncer. Neste sentido, esta publicação busca inspirar a adoção de estratégias inovadoras e criativas capazes de responder aos constantes desafios do acesso e consumo das FLV. No âmbito internacional, acredita-se que essa experiência brasileira pode inspirar iniciativas semelhantes na Região das Américas que, apesar de contextos distintos, apresentam desafios similares quanto a promover saúde, alimentação e nutrição adequadas às populações por meio de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Download aqui. (Português)


Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2021 apela a ações urgentes para conter o aumento da fome, da insegurança alimentar e da desnutrição em todas as suas formas, instando os países da região a tomarem medidas rápidas para transformar seus sistemas agroalimentares e torná-los mais eficientes e resilientes, inclusivos e sustentáveis, para fornecer alimentações saudáveis ​​para todas as pessoas. Download aqui. (Espanhol)


A publicação de Diagnóstico sobre sistemas de dados agrícolas do Brasil para um sistema nacional de avaliação de danos e perdas por desastres na agricultura tem como objetivo elaborar um diagnóstico de capacidades técnicas e institucionais para avaliar sistematicamente danos e perdas devido a desastres no setor agrícola. A pesquisa permitiu uma ampla revisão dos sistemas estatísticos, registro de dados e análise de perdas e danos no Brasil. Download aqui. (Português)


O e-book Verde Urbano, o primeiro da série Eu, o meio ambiente e você. De escrita e didática leve, traz diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como por exemplo, a biodiversidade das cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono e benefícios à saúde física e mental, além dos aspectos cênicos da ornamentação de ruas e avenidas que hospedam milhares de pessoas em nossas cidades. Download aqui. (Português)


A publicação Sistemas Alimentares na América Latina e no Caribe – Desafios em um cenário pós-pandemia, analisa o impacto da covid-19 na região e oferece soluções e análises para questões urgentes, como o aumento da fome, os efeitos da pandemia sobre a oferta e demanda de alimentos e a digitalização do regional sistema agroalimentar. Download aqui. (Espanhol)


O relatório O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2021, construído através do esforço de várias agências das Nações Unidas, estima que cerca de um décimo da população global –até 811 milhões de pessoas– estava subalimentada no ano passado. O número sugere que será necessário um grande esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030. O SOFI 2021 é a primeira avaliação global desse tipo em tempos de pandemia. Download aqui. (Inglês)


O relatório Rumo a uma agricultura sustentável e resiliente na América Latina e no Caribe analisa sete experiências de transformação no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Uruguai e Caribe, de como transformar boas práticas em políticas públicas e como alinhar os objetivos ambientais com uma produção agrícola eficiente e socialmente inclusiva. Download aqui. (Espanhol)


A publicação Fórum de Corregedores da Justiça do MATOPIBA apresenta um exemplo regional bem-sucedido de quatros estados brasileiros –Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia–, que a partir de uma iniciativa própria do Judiciário formaram o Fórum Fundiário dos Corregedores. Este Fórum é uma instância criada para a construção e a operacionalização de ações concretas tendo como referência as DVGT e que vem mudando de maneira muito favorável o cenário da regularização fundiária nessa região. Download aqui. (Português)


O relatório Povos indígenas e comunidades tradicionais e a governança florestal da FAO e FILAC, faz uma revisão de mais de 300 estudos publicados nas últimas duas décadas, o novo relatório revela pela primeira vez até que ponto a ciência tem mostrado que os povos indígenas e comunidades tradicionais em geral têm sido melhores guardiões de suas florestas em comparação com os responsáveis pelas demais florestas da região. Download aqui. (Espanhol)