家庭农业知识平台

Empreendedora do Pará desenvolve sistema produtivo com fruto amazônico

Por meio da bioeconomia, produção de bacuri e derivados tem gerado emprego e renda no interior do estado

Empreender com produtos da biodiversidade da floresta amazônica foi o desafio escolhido por Hortência Osaqui, 53 anos. Filha de pai japonês com mãe paraense, Hortência viveu grande parte de sua vida na zona rural, nos arredores de Augusto Corrêa, município situado no nordeste do Pará, na área da Amazônia Atlântica.

A cidade tem cerca de 45 mil habitantes e sobrevive basicamente da agricultura de subsistência, principalmente do plantio de mandioca e da pesca artesanal. A região tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do país.

Como não havia universidade no município, Hortência foi para a capital para estudar. Formada em engenharia florestal, ela decidiu voltar para o campo e assumir a fazenda da família depois que o pai morreu. Hortência percebeu o potencial da propriedade e desenvolveu um novo arranjo econômico aliado à preservação da biodiversidade.

Title of publication: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
组 织: Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF)
其他组织: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF)
年份: 2019
:
国家: Brazil
地理范围: 拉丁美洲及加勒比
类别: 博文
内容语言: Brazilian Portuguese
:

分享本页内容