CONAB assina contrato com pequenos produtores de orgânicos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou, no final de dezembro, o primeiro contrato de compra de alimentos orgânicos de agricultores familiares do Amazonas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto, da Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Amazonas (Apoam), prevê o fornecimento de 12,36 toneladas de alimentos ao Programa Mesa Brasil do Sesc/AM, para atendimento a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o PAA oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, garantia de compra de sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural. No caso dos produtos orgânicos, pode haver um acréscimo de até 30% em relação aos preços de produtos convencionais, respeitados os limites estabelecidos e a documentação comprobatória da procedência do alimento.
Segundo dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), existem 12 mil produtores de orgânicos no Brasil – 70% deles são familiares.