Núcleo de Capacitación en Políticas Públicas

Novas tecnologias e práticas para a agricultura familiar

Modalidad: Autoaprendizaje | Desde el 11-05-22 hasta el 31-12-22

O Curso Novas tecnologias e práticas para a agricultura familiar é parte da Plataforma Técnica Regional para a Agricultura Familiar (https://www.fao.org/americas/daf/plataforma/es/), em parceria com os projetos "Semeando Capacidades" (ABC, MAPA Brasil, MADR Colômbia y FAO) e Farmers Organizations for African, Caribbean and Pacific countries FO4ACP (FIDA, UE, OACPS, PROCASUR y FAO). Essa Plataforma promove inovações institucionais e técnicas que fortalecem os agricultores familiares e pequenos produtores de todo o mundo, por meio da mobilização do conhecimento, experiências, boas práticas existentes e do fomento ao diálogo, aprendizagem e colaboração entre diversos sócios internos e externos à FAO.

A inovação marca diversos momentos históricos por ter revolucionado inúmeros processos, e atualmente a tecnologia está relacionada com quase todas as ações produtivas. Esse tema está inundando o agronegócio, com expansão para a agricultura familiar, que estruturalmente possui uma dinâmica diferente para a inserção de novas tecnologias, comparado as grandes cadeias agroindustriais. Neste contexto, o presente curso tem por objetivo apresentar as aplicações de inovação tecnológica e social na agricultura familiar e desafios para sua implantação a partir de experiências e de casos em destaque na América Latina e Caribe.

Especificamente, fomentar o ecossistema de inovação para atores envolvidos na agricultura familiar e incentivar o uso de novas tecnologias como plataforma de oferecimento de serviço; de conexão com o mercado e de qualidade de vida. Portanto, esse curso irá discutir o uso de novas tecnologias na agricultura familiar; entender o que é inovação tecnológica e social e suas distintas possibilidades; visualizar diferentes políticas públicas que podem auxiliar no processo de inovação; comprender as diferentes trilhas de inovação para agricultura familiar através da gestão, produção e marketing; pensar em agregar valor através da agroindustrialização, agroturismo e agroeventos (AVAAA); e entender como usar as tecnologias digitais.

* Lembre-se de escrever seu nome corretamente, pois é o mesmo que aparecerá no certificado e você não poderá modificá-lo posteriormente.

 

       

 

Ficha do Curso:

Nome:

Novas tecnologias e práticas para a agricultura familiar

Tipo de curso:

Curso de autoaprendizagem

Duração total do curso:

20 horas cronológicas

Modalidade e metodologia do curso virtual:

Este curso é desenvolvido por meio da autoaprendizagem, sendo responsabilidade do participante construir seu próprio conhecimento. Está estruturado em quatro tópicos para exploração sequencial, ou seja, uma vez que um tópico tenha sido totalmente revisado é possível acessar o próximo.

Ao longo do curso o participante terá a oportunidade de revisar conceitos, conhecer e reforçar procedimentos e aplicar critérios. Os temas do curso estão ligados à exposição de diferentes aplicações de inovação tecnológica e social na agricultura familiar e desafios para sua implantação a partir de experiências e de casos em destaque na América Latina e Caribe.

A metodologia considera a aplicação sistemática de diferentes ferramentas de aprendizagem e exercícios de autoavaliação por unidade, o que facilitará a compreensão dos conteúdos. Una revisión de los contenidos destacan unidade curricular exige uma dedicação de aproximadamente 20 horas cronológicas, que puede variar em função das referências que pretende rever, sendo aconselhável realizar sessões de uma hora, três vezes por semana.

Inicio e término do curso:

de 11 de maio de 2022 a 31 de dezembro de 2022

Público-alvo:
  • Gestores públicos e profissionais que atuam na implementação de programas e ações relacionados a mecanismos e programas de desenvolvimento rural.
  • Representantes de organizações de Agricultura Familiar.
  • Profissionais que atuam em ações no âmbito da Cooperação Sul-Sul em suas diferentes modalidades.
  • Líderes da sociedade civil, representantes do setor privado e da academia, e alunos que tenham interesse no programa do curso.
  • Técnicos e coordenadores que estejam participando em projetos gerenciados pela FAO na região.
Objetivo general:

Apresentar as aplicações de inovação tecnológica e social na agricultura familiar e desafios para sua implantação a partir de experiências e de casos em destaque na América Latina e Caribe.

Objetivos específicos:
  • Discutir o uso de novas tecnologias na agricultura familiar.
  • Entender o que é inovação tecnológica e social e suas distintas posibilidades.
  • Visualizar diferentes políticas públicas que podem auxiliar no processo de inovação.
  • Comprender as diferentes trilhas de inovação para agricultura familiar através da gestão, produção e marketing.
  • Pensar em agregar valor através da agroindustrialização, agroturismo e agroeventos (AVAAA).
  • Entender como usar as tecnologias digitais.
Contenidos:
  • Inovação Tecnológica
  • Trilhas para Inovação
  • Agregar valor (A.V.A.A.A): Agroindustrialização, Agroturismo e Agroeventos
Requisitos de aprovação:

Para aprovação do curso, deve ser realizada uma avaliação final no final do processo de aprendizagem. A avaliação requer 70% de acerto e pode ser feita em um número indefinido de tentativas.

A medição da avaliação será feita de acordo com a seguinte escala percentual:

  • Sobressaliente: 90 a 100 pontos
  • Notável: 80 a 89 pontos
  • Aprovado: 70 a 79 pontos
  • Reprovado: 0 a 69 pontos
Requisitos de hardware:

Para o correto realização do curso, o participante deve ter as seguintes especificações técnicas mínimas:

  • PC com conexão à internet.
  • A qualidade e velocidade de navegação e download de documentos dependerão exclusivamente da largura de banda da conexão.
  • Memória RAM maior que 1 GB
  • Espaço livre no disco rígido, maior que: 500 MB.
  • Processador de 600 MHz ou superior.
Requisitos de software:
  • Versão mais recente do navegador Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari u Opera, com JavaScript habilitado.
  • Resolução de tela de pelo menos 1024x768 pixels (largura x altura)
  • Leitor de documentos PDF.
Requisitos adicionales:
  • Conhecimentos de informática de escritório (Word, PowerPoint, Excel), manuseio fluente de e-mail e navegação na Internet.
  • Disponibilidade de pelo menos 8 a 10 horas semanais para leitura e realização de atividades. A programação do curso fica a critério do participante. Você pode entrar na sala de aula quando quiser. Você só deve considerar a entrada, pelo menos três vezes por semana, para leituras e atividades.
Idioma:

O curso será ministrado inteiramente em português.

Código Curso:

ITAF202201-PR

Certificação:

Assim que o curso for aprovado, os participantes poderão baixar automaticamente o certificado concedido pela FAO RLC na plataforma onde o curso está hospedado.

Lembre-se de guardar bem o seu certificado, pois não será possível baixá-lo novamente após o término do treinamento.

Iniciativa Regional da FAO com a qual se articula:

IR2: Agricultura familiar e sistemas alimentares inclusivos para o desenvolvimento rural sustentável

Clusters aos quais o curso está integrado:

8 (Agricultura Familiar)

Oficial responsável:

Luiz Beduschi

Contacto:

Para consultas adicionais, por favor em contato a [email protected]