Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Iniciativa pioneira no Equador usa drones para identificar problemas e encontrar soluções para uma produção eficiente de algodão.

Com o apoio do projeto +Algodão Equador, a Universidade Técnica de Manabi conseguiu identificar o mejor tratamento de fertilizacao e producao de algodao em 64 parcelas demostrativas utilizando drones como recurso tecnológico.

Quito, Equador, 14 de janeiro de 2020 - Buscando medir a produtividade e analisar as respostas para os cultivos de algodão diante de problemas como estresse hídrico, mudanças climáticas, doenças e pragas, um grupo de pesquisadores de Agronomia e Engenharia Agronômica da Universidade Técnica de Manabí (UTM), no Equador, implementam um projeto de pesquisa no país com o uso de veículos aéreos não tripulados (drones) para a produção de algodão. 

O objetivo é identificar os problemas que causam baixa produtividade e consideráveis perdas econômicas para os agricultores e desenvolver soluções que permitam um cultivo produtivo, melhorando assim as condições de vida das famílias agricultoras.

Até o momento, as experimentações em andamento do uso dessa tecnologia permitiram obter imagens multiespectrais de alta resolução em 64 parcelas demonstrativas de 36 m2 de algodão localizadas em "La Teodomira", o campus experimental da Universidade. Com o uso da variedade de sementes DP-ACALA 90, foram aplicados 16 tratamentos diferentes, com o objetivo de avaliar o efeito da adubação orgânica e inorgânica acompanhada por microrganismos eficientes no comportamento produtivo do algodão, em diferentes doses de nitrogênio.

Aumento da produção algodoeira

Os pesquisadores analisaram em todas as plantas de algodão a quantidade de capulhos, o peso médio, o peso das fibras e das sementes, identificando a produção por hectare. O resultado alcançado validou como o tratamento mais adequado pode gerar para a produtividade do cotonicultor um aumento de 4 toneladas por hectare; o rendimento do país varia de 1,68 a 3,00 t/ha.

Além de mover os indicadores técnicos, essa experiência possui um forte componente educacional. “Trabalhamos durante esse primeiro ciclo agrícola com mais de 500 estudantes de graduação e pós-graduação, sistematizando dados importantes para a indústria do algodão, e esperamos que sejam utilizados por organizações e instituições relevantes, ajudando a gerar políticas públicas que aumentem a produtividade e a sustentabilidade da agricultura familiar algodoeira ”, disse o Dr. Henry Pacheco, da UTM, um dos docentes líderes de pesquisa.

+Algodão

A pesquisa com uso de drones é apoiada pelo projeto +Algodão Equador, uma iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral realizada em conjunto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do Equador, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A coordenadora regional do projeto + Algodão, Adriana Gregolin, avalia a pesquisa realizada no Equador como muito positiva. “Promovemos por meio do projeto, o uso da inovação tecnológica, que beneficia os agricultores familiares camponeses de mãos dadas com a extensão rural, a pesquisa e a academia. O uso de tecnologias em sistemas de produção de algodão, por exemplo, no caso de drones no Equador, representa uma oportunidade para otimizar o apoio aos agricultores na identificação de problemas na lavoura e encontrar soluções que gerem melhor produção e, consequentemente, melhor renda”, disse Adriana.

A tecnologia usada para este trabalho de pesquisa consiste em um veículo aéreo não tripulado Ebee SQ equipado com uma câmera multiespectral Sequoia, software de planejamento de voo Emotion Ag e outro para processamento de imagem chamado PXI4D. Este equipamento permite obter a ortofoto e as faixas azul, verde, vermelha, vermelha e faixas multiespectrais do infravermelho próximo, imagens que são processadas usando ferramentas de álgebra de mapas para calcular os índices de vegetação existentes no local.

Mais algodão, mais tecnologia, mais informação

Iniciado em 2017, o projeto +Algodão Equador tem como principal objetivo contribuir com o governo equatoriano para o desenvolvimento sustentável da cadeia nacional de valor do algodão, com ênfase na troca de conhecimentos e boas práticas entre o país e o Brasil.

Para a FAO, coordenadora e colaboradora técnica do projeto, essa iniciativa de cooperação alcançou sucesso através da participação efetiva de instituições nacionais, públicas e privadas e do envolvimento de agentes de pesquisa e serviços rurais, além de contar com o trabalho conjunto das famílias agrícolas.

Outras inovações tecnológicas foram promovidas no âmbito do projeto, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma máquina colheitadeira de algodão de linha única, que permitirá que técnicos de campo e produtores de algodão trabalhem de maneira ágil, moderna e eficiente, melhorando a produção agrícola, ampliando a renda e a qualidade de vida da agricultura familiar.

Além do Equador, o projeto +Algodão está sendo realizado em outros seis países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru.