Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO
Webinar reuniu 90 profissionais de mais de 10 países da América Latina e do Caribe.
Webinar reuniu 90 profissionais de mais de 10 países da América Latina e do Caribe.
Evento virtual será realizado no dia 11 de abril com experiências do Chile e da Colômbia.
Representantes de seis países estiveram no Brasil para palestras técnicas e visitas de campo sobre gestão da água e zoneamento de riscos climáticos.

Nas últimas duas décadas, o Brasil alcançou um nível de desenvolvimento por meio de inúmeras políticas públicas bem-sucedidas de SAN, erradicação da fome, alimentação escolar, direito humano à alimentação adequada, desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar, tornando-se um referência para a região. 

Essa foi a base em que se construiu o Programa de Cooperação Internacional executado pelo Governo do Brasil e pela FAO, desde 2008, para  compartilhar experiências e aprendizados do país com outros países da região.[Leia mais]

Projetos do Programa

Objetivo: Contribuir para a melhoria do setor algodoeiro nos países em desenvolvimento, centrado na identificação, execução, monitoramento e avaliação de atividades e subprojetos da Cooperação Sul-Sul a ser implementado nos países membros ou associados do MERCOSUL ou em outros países em desenvolvimento que serão objeto de comum acordo entre governo brasileiro e Instituto Brasileiro do Algodão.

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento da agenda regional de alimentação escolar na América Latina e no Caribe, por meio da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), visando apoiar o desenvolvimento de políticas nacionais de alimentação escolar.

 

 

Objetivo: Contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Superação da Pobreza das populações mais vulneráveis dos países parceiros, favorecendo a restauração das condições de resiliência a desastres ou ameaças à sua segurança alimentar e nutricional.

Objetivo: Gerar uma melhoria na governança da posse da terra nos países da América Latina e Caribe, por meio da adoção de mecanismos inovadores nos sistemas de gestão fundiária.

Fortalecimento da Agricultura Familiar e dos Assentados da Reforma Agrária na Região

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento rural sustentável da América Latina e do Caribe, fortalecendo a Agricultura Familiar através de políticas públicas construídas com base no diálogo e no âmbito da cooperação Sul-Sul entre os países da América Latina e do Caribe, respondendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030

Objetivo: Consolidar e fortalecer programas de alimentação escolar na ALC, especialmente com vistas à mudança de hábitos alimentares por meio de ações de educação alimentar e nutricional e incorporação de alimentos frescos e saudáveis nas escolas.

Fortalecer o processo de institucionalização de programas de alimentação escolar e políticas de segurança alimentar, através de mecanismos em nível regional e nacional.

Contribuir com o desenvolvimento rural sustentável da América Latina e Caribe, fortalecendo a capacidade dos países e da sociedade civil para desenvolver políticas públicas participativas de apoio à agricultura familiar.

Melhorar os sistemas alimentares dos países latino-americanos e caribenhos em sua sustentabilidade, sensibilidade à nutrição adequada e eficiência, melhorando a governança e as capacidades dos atores relacionados ao acesso e consumo de alimentos saudáveis.

Contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e superação da pobreza da população mais vulnerável da América Latina e Caribe, fortalecendo as estratégias nacionais e sub-regionais.

Contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da aquicultura na América Latina e Caribe, visando a segurança alimentar e a luta contra a pobreza nos países da região.

Contribuir para o fortalecimento de políticas públicas agroambientais como uma ferramenta para reduzir a pobreza rural e a insegurança alimentar nos países da Região.

Contribuir para aumentar a segurança alimentar e nutricional das comunidades rurais em El Salvador, Nicarágua, Honduras e Paraguai, por meio de Programas de Alimentação Escolar fortalecidos e articulados com a produção da agricultura familiar local e regional.