Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Rural Conectado: professores e estudantes de escolas agrícolas do Paraguai iniciam capacitação em novas tecnologias de informação

A iniciativa é promovida pelo projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria do Brasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai.

Santiago do Chile, 2 de dezembro de 2020 - Buscando aproximar o setor rural das novas tecnologias de comunicação e facilitar o acesso à informação por meio de plataformas digitais, o projeto + Algodão iniciou esta semana o primeiro curso para professores e jovens líderes de escolas agrícolas visando capacitá-los no uso de novas ferramentas tecnológicas como instrumentos de comunicação, especialmente para promover o desenvolvimento rural sustentável. 

O curso virtual Rural Conectado: TICs para o Desenvolvimento - Curso para Mediadores da Plataforma Lazos América Latina, nesta primeira etapa, está capacitando participantes de três escolas agrícolas do Paraguai, no âmbito do projeto + Algodão, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Brasil e a Diretoria de Educação Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (DEA/MAG) do Paraguai. 

O projeto +Algodão é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral realizada entre o Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e os países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. 

Até o dia 10 de dezembro, 35 participantes das Escolas Agrícolas de Villarrica, Caazapá e Minga Guazú estão se capacitando em conteúdos de comunicação para o desenvolvimento rural para apoiar o processo educacional, e alcançará mais de 100 jovens rurais por meio da instalação e uso do Aplicativo Lazos, um App com gamificação para celulares (smartphones) que será lançado em breve pelo projeto + Algodão. 

Com base na metodologia de autoaprendizagem, o curso irá treinar os mediadores da plataforma em conteúdos estratégicos para o uso das redes sociais e comunicação participativa no setor rural, associado as principais informações sobre as suas funcionalidades e o papel do App Lazos para o desenvolvimento rural e o fortalecimento dos sistemas de produção de algodão na agricultura familiar do Paraguai. 

Para a coordenadora regional do projeto + Algodão, Adriana Gregolin, a pandemia evidenciou a urgência de levar ao campo as ferramentas digitais e de informação que possam ser utilizadas pela agricultura familiar para melhorar seus meios de subsistência. “Para a cooperação sul-sul trilateral, o desafio é que essa ferramenta seja apropriada pelos países parceiros e que se sustente ao longo do tempo, fazendo uso desse instrumento proporcionado pelo projeto +Algodão”, ressalta Adriana. 

+ Algodão

O projeto regional +Algodão busca contribuir para o desenvolvimento do setor algodoeiro e da agricultura familiar latino-americana, a partir da construção de elementos que assegurem a sustentabilidade da produção de algodão a partir de um sistema integrado. Para isso, a iniciativa conta com a cooperação de instituições brasileiras reconhecidas por seus conhecimentos e experiências em temas de pesquisa, políticas públicas, assistência técnica e extensão rural, inovações tecnológicas, comercialização e organização da cadeia de valor da agricultura familiar.