Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Artesãs da Bolívia se capacitam na técnica ancestral de tingimento natural em algodão

O curso teve como objetivo fomentar a valorização de saberes ancestrais ajudar a dar continuidade às técnicas próprias de tingimento natural dos fios de algodão.

Santa Cruz, Bolívia, 30 de agosto de 2021 - Técnicos do Serviço Têxtil Nacional (SENATEX) e mulheres artesãs do departamento de San Antonio de Lomerío, na Bolívia, participaram nos dias 27 e 28 de agosto de uma oficina de capacitação em tingimento natural de fios de algodão. A atividade foi promovida pelo Projeto +Algodão Bolívia.

O projeto é uma iniciativa de Cooperação Sul-Sul trilateral realizada em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e os ministérios de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural e de Desenvolvimento Rural e Territorial da Bolívia.

A capacitação foi ministrada pela artesã María Posiva, presidente da associação APIASERTUR, formada por cerca de 50 integrantes do município de San Antonio de Lomerío, cujo foco é a área do artesanato com fios de algodão.

O curso teve o objetivo de revalorizar os conhecimentos ancestrais do uso da raiz de açafrão, frutas e casca de cebola roxa. Os saberes ancestrais adquiridos pelos técnicos do Senatex deverão ser devolvidos ao município por meio da produção de documentos ou vídeos para auxiliar na continuidade das técnicas de tingimento natural dos fios de algodão.

Impulsionando o artesanato algodoeiro na Bolívia

Desde 2017, O projeto +Algodão Bolívia tem apoiado o fortalecimento do artesanato em San Antonio de Lomerío, conseguindo a inserção das artesãs do município em feiras nacionais, capacitando-as para o aperfeiçoamento das técnicas e apoiando-as na formação da associação de mulheres artesãs, com o apoio do projeto por meio da entrega de máquinas de fiar para facilitar o trabalho.