Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades lança dois cursos sobre comercialização e inovação na agricultura familiar

Os cursos têm como temas circuitos curtos de comercialização e inovação e sustentabilidade na Agricultura Familiar.

Bogotá, 2 de dezembro de 2021 - Como parte das ações de encerramento do projeto Semeando Capacidades, já estão disponíveis dois cursos virtuais de autoaprendizagem, nos idiomas espanhol e português. Os cursos foram lançados nesta quinta-feira, 2, no evento presencial/virtual do projeto, realizado durante visita técnica da delegação brasileira à Colômbia. 

Lançado em 2019, o projeto Semeando do Capacidades é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) da Colômbia e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); e integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Ditado pelo Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO, o primeiro curso ´Circuitos curtos de comercialização na Agricultura Familiar: uma ferramenta para alcançar mercados inclusivos´ analisa avanços, oportunidades e desafios para promover vendas diretas dos agricultores aos consumidores e reduzir os atravessadores (acesso aqui). O segundo curso ´Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar´, analisa experiências e soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade nos sistemas alimentares locais, e analisa o papel da assistência técnica e extensão rural (acesse aqui). 

Dois anos semeando capacidades entre Brasil e Colômbia

Durante dois anos, o projeto Semeando Capacidades realizou uma série de atividades para fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio para o desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política. 

Foram elaborados 17 documentos técnicos e promovidos 45 espaços de intercâmbio com mais de 850 atores e 6000 participantes diretos.