FAO in Portugal

FAO participa em Reunião de Trabalho do projeto “Sintra Cresce Saudável”

05/04/2019

Sintra - Decorreu no passado dia 5 de abril, nos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Sintra, a Cerimónia de Assinatura de colaboração do Projeto "Sintra Cresce Saudável", que se seguiu de uma reunião de trabalho com os parceiros desta iniciativa.

Este projeto, promovido pelo município de Sintra, tem como parceiros o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Escola Superior de Comunicação Social, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Laboratório de Nutrição e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, sendo o Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o líder técnico-científico desta iniciativa e a entidade responsável pela sua avaliação. A iniciativa conta também com o apoio institucional de várias organizações: Direcção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde, Ordem dos Nutricionistas, Ordem dos Psicólogos, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Colégio F3 e a FAO.

Este é um projeto de intervenção junto da comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico (estudantes e professores/as) que pretende promover estilos de vida saudáveis em contexto escolar. Compreende três eixos de ação: Saúde na Mesa, Ambiente Alimentar Escolar e Atividade Física, sendo promovida a interação dos três eixos com base em intervenção participada. O objetivo desta iniciativa passa por potenciar o desenvolvimento das dimensões de capacitação para a promoção de práticas relacionadas com a alimentação e atividade física saudáveis, e também de potenciar a capacidade para alterar comportamentos com vista a ganhos em saúde a curto e a longo prazo.

Durante a reunião de trabalho, as entidades que constituem o órgão consultivo deste projeto, do qual a FAO faz parte, tiveram a oportunidade de partilhar as suas visões sobre este projeto. A Direção-Geral de Educação realçou a importância desta iniciativa envolver não só os/as estudantes mas também os encarregados de educação, permitindo assim a alteração de hábitos alimentares de mais elementos de cada agregado familiar. Para a Ordem dos Nutricionistas, esta iniciativa representa uma mais-valia permitindo demonstrar a importância da presença de nutricionistas nas escolas e realçando mais uma vez, a importância de sinergias entre os diferentes setores e profissionais.

Para a FAO, esta é mais uma oportunidade para estimular e potenciar os hábitos de consumo sustentáveis e saudáveis, não só apenas para as crianças envolvidas, mas também para as suas famílias.