FAO in Portugal

Reconhecimento global de frutas, vegetais, chá e perda e desperdício de alimentos

19/12/2019

A Assembleia Geral das Nações Unidas estabelece novo ano e dias internacionais dedicados à alimentação e agricultura

A FAO acolhe a decisão de hoje das Nações Unidas de criar dois novos dias internacionais e um ano internacional dedicado a questões diretamente relacionadas à alimentação e agricultura. A Assembleia Geral da ONU adotou resoluções designando 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Legumes, 21 de maio como Dia Internacional do Chá e 29 de setembro como Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, seguindo os pedidos da Conferência da FAO.

“Sem dietas saudáveis, não podemos esperar acabar com a desnutrição, e não erradicaremos a fome a menos que reduzamos as perdas de alimentos. Ao destacar o valor das frutas e legumes e os danos causados ​​pelas perdas e desperdícios, a ONU deu um passo decisivo para promover sistemas alimentares mais justos, ecológicos e mais eficientes “, disse a Diretora-Geral Adjunta da FAO para o Clima e os Recursos Naturais, Maria Helena Semedo. “Honrar o chá é uma homenagem às legiões de pequenos agricultores que ajudam a produzir a bebida favorita do mundo, depois da própria água”.

Outras resoluções, adotadas pela Assembleia Geral da ONU, focaram no progresso e nos desafios relacionados com agricultura, segurança alimentar e nutrição; desenvolvimento sustentável das montanhas; o papel da tecnologia agrícola; a importância das fibras vegetais naturais para a subsistência e o meio ambiente e a necessidade de erradicar a pobreza rural.

Frutas e vegetais

O Chile tem sido um defensor da dedicação de um ano à promoção de frutas e verduras, que possuem qualidades nutricionais conhecidas e também contribuem para a prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs). A FAO e a Organização Mundial da Saúde recomendam que cada adulto consuma pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais diariamente para prevenir DNTs crónicas, incluindo doenças cardíacas, cancro, diabetes e obesidade, bem como para combater deficiências de micronutrientes.

A defesa de produtos frescos também encaixa-se bem com o objetivo de fortalecer o papel dos pequenos agricultores e agricultores familiares, e promove opções mais amplas de mercado para milhões de famílias rurais. As oportunidades de igualdade de género também são dignas de nota, pois as mulheres geralmente desempenham papéis de liderança nas suas famílias, tanto na produção quanto no consumo de frutas e legumes.

Chá

A proposta de realizar o Dia Internacional do Chá em 21 de maio foi liderada pela República Popular da China após a 23a Sessão do Grupo Intergovernamental (IGG) sobre o Chá, realizada em Hangzhou em maio de 2018.

A observância visa reconhecer e promover a contribuição da erva para a saúde humana, socialização, património cultural, desenvolvimento rural e meios de subsistência sustentáveis. O chá é uma das principais culturas lucrativas para milhões de famílias nos países em desenvolvimento e, como um setor de trabalho intensivo, incluindo processamento, o setor fornece empregos em áreas remotas e economicamente desfavorecidas.

O setor de chá contribui para os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, reduzindo notavelmente a pobreza e erradicando a fome, criando empregos, gerando renda e melhorando os meios de subsistência das comunidades envolvidas em atividades de produção.

Perda e desperdício de alimentos

Andorra e São Marinho desempenharam um papel fundamental na proposta do Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (FLW). O dia oferece uma oportunidade para aprimorar o foco na necessidade de reduzir o FLW e como esta medida pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Conforme explorado em profundidade no Relatório “O Estado da Segurança e Nutrição Alimentar no Mundo”, de 2019 publicado pela FAO, a perda e o desperdício de alimentos acarretam emissões significativas que exacerbam o desafio das alterações climáticas e o impacto na segurança alimentar. Estima-se que 14% dos alimentos do mundo sejam perdidos ao longo da cadeia, desde o ponto de colheita até à comercialização, e provavelmente ainda mais será desperdiçado mais tarde.