FAO in Portugal

Oficina de trabalho multi-atores no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica FAO-CPLP

16/12/2014

Decorreu nos dias 15 e 16 de dezembro em Lisboa uma oficina de trabalho multi-atores no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica entre a FAO e a CPLP (PCT), que procura reforçar a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

Esta oficina de trabalho teve como objetivo contribuir para um diagnóstico das necessidades dos vários Estado-membros e dos mecanismos de participação dos demais atores (sociedade civil, universidades, parlamentares e sector privado) no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN-CPLP), assim como para elaborar um plano de trabalho para a operacionalização do PCT em 2015.

Participaram dos trabalhos os pontos focais de segurança alimentar e nutricional (SAN) do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, bem como representantes da sociedade civil, universidades e parlamentares. Angola fez-se representar nestas sessões através da sua Missão junto da CPLP.

Na sessão de abertura estiveram presentes Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, e Manuel Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP, em representação do Secretário Executivo da CPLP. O papel do Escritório da FAO em Portugal na cooperação com a CPLP no âmbito da implementação da ESAN-CPLP foi o foco principal do discurso de abertura de Hélder Muteia.

No primeiro dia, os Estados-membros e demais atores presentes tiveram oportunidade de apresentar um ponto de situação da implementação da ESAN e foi também apresentada versão preliminar do “Guia rápido” sobre a Estratégia.

No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho de acordo com os eixos da ESAN, por forma a discutir com mais detalhe quais as necessidades dos diversos atores, visando a elaboração de um plano de trabalho do PCT para o próximo ano.

Esta oficina contribuiu também para realização da V Reunião do Secretariado Técnico da ESAN, que teve lugar no dia 17 de dezembro na Sede da CPLP e aprovou um plano indicativo de trabalho para 2015.