FAO in Portugal

Teve lugar em Lisboa com o apoio da FAO a V Reunião do Secretariado Técnico Permanente de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP

07/01/2015

A V Reunião do Secretariado Técnico Permanente de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (STP SAN CPLP), reuniu-se no passado dia 17 de Dezembro, na sede da organização.

Esta reunião decorreu na sequência de uma oficina de trabalho multi-atores, que se realizou nos dias 15 e 16 de dezembro, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica entre a FAO e a CPLP (PCT), e que teve como objetivo realizar um diagnóstico das necessidades e discutir um plano indicativo de trabalho para a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP) em 2015.

Participaram na V Reunião STP SAN CPLP representantes do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste. Angola esteve representada pela missão permanente junto da CPLP. Para além dos representantes dos Estados membros, estiveram também presentes dois observadores do Mecanismo da Sociedade Civil, um membro da Direção de Cooperação da CPLP, e três técnicos da FAO.

O Diretor de Cooperação, Manuel Clarote Lapão, esteve presente na sessão de abertura em representação do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy.

Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, também se dirigiu aos participantes durante a abertura, referindo que a prioridade dada pela CPLP às questões da segurança alimentar e nutricional traduz um momento de viragem para a Comunidade, que procura cada vez mais uma abordagem mais abrangente e integrada. Destacou também a importância que se deve dar ao envolvimento dos parlamentares dos Estados Membros na ESAN-CPLP, no sentido de se conseguir resultados ao nível legislativo que contribuam para a erradicação da fome e da malnutrição.

Nesta reunião, foram então apresentadas e aprovadas as prioridades e o Plano Indicativo de Trabalho para 2015, que vai incluir: missões de apoio por parte do PCT FAO-CPLP a todos os países para apoiar e coordenar com escritórios da FAO na montagem/reforço dos conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); a realização de uma reunião extraordinária do CONSAN em 2015, em Díli, Timor-Leste; o apoio e reforço dos grupos de trabalho e dos mecanismos de facilitação da participação dos diversos atores no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN-CPLP); o reforço da partilha de informações e experiências em SAN entre os Estados Membros; oficinas de capacitação; e a realização de estudos e publicação de material de advocacia.

Documentos aprovados:

Ata da Reunião
Plano de Trabalho