FAO in Portugal

A indústria de alimentos precisa fazer mais para apoiar alimentos saudáveis

25/09/2019

O Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, Qu Dongyu, apelou, no evento Fixing the Business of Food: The Food Industry and SDG Challenge (Consertando a indústria alimentar: a indústria de alimentos e o desafio dos ODS), em Nova Iorque, que a indústria alimentar faça mais para apoiar alimentos saudáveis ​​e reduzir a perda e o desperdício de alimentos durante todo o ciclo dos sistemas alimentares, da produção ao consumo.

“A nutrição não deve ser um fim em si mesma, mas um meio para uma vida saudável e feliz”, disse Qu.

A indústria e as empresas de alimentos têm um papel crítico na segurança e nutrição dos alimentos, pois influenciam a produção, processamento, e comercialização dos alimentos que ingerimos, observou Qu. De modo mais amplo, a indústria de alimentos pode ajudar a transformar a agricultura e os sistemas alimentares para obter melhores resultados ambientais, sociais e económicos.

Para os sistemas alimentares se tornarem ambientalmente sustentáveis, o Diretor-Geral da FAO enfatizou que estes precisam ser modificados por meio da inovação e da tecnologia, a fim de salvaguardar e usar recursos naturais vitais, como água e solo, de maneira mais eficiente.

Qu também apontou para a necessidade de garantir que, no nível da produção, os agricultores estejam equipados com as ferramentas, o conhecimento e a capacidade de melhorar a produção agrícola. Destacou também a importância de transformar as cadeias de suprimentos e o relacionamento entre o comércio e o consumidor, sendo que esta mudança deve ser inovadora e não resistir à tecnologia digital.

Concluindo, o Diretor-Geral da FAO pediu intervenções na cadeia de valor que vão além de considerações económicas estreitas, mas que respeitem as preocupações culturais e sociais das pessoas.