FAO em São Tomé e Príncipe

Feira agrícola e pecuária realizada em alusão ao dia dos trabalhadores

Feira agrícola e pecuária realizada em alusão ao dia dos trabalhadores

02/05/2019

02 de maio de 2019, São Tomé – Todos os anos, no dia 01 de Maio, o Ministério da Agricultura organiza uma feira agrícola que visa levar até um distrito específico os melhores produtos agro-alimentares. Este ano, a tão esperada feira teve lugar na Trindade, distrito de Mé-Zochi, e centrou-se na venda de carne suína e hortaliças com vista a incentivar os são-tomenses a consumirem produtos locais de qualidade. Participaram na feira diversos criadores, produtores e horticultores vindos das diferentes zonas do distrito. O evento contou ainda com a presença do Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco dos Ramos, e do Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zochi, Américo de Ceita.

Com início às 07 horas da manhã, desde a abertura que os expositores já se demostravam felizes dada a participação massiva do público. Amilcar Jordão, agricultor, partilhou o seu entusiasmo - “iniciei a venda às sete horas e neste momento (09:10) já vendi mais que 50% dos meus produtos. Estou feliz porque me incentiva a continuar a produzir e apelo ao governo que continue a nos proporcionar momentos como este”.

Por seu turno, o expositor Abgail da Trindade, beneficiário do “Projeto de apoio à conservação e melhoria da qualidade dos solos no Distrito de Mé-Zochi”, financiado pela FAO e implementado em Bom Sucesso e Saudade, afirmou que “o balanço que faço desta feira é positivo, pois consegui comercializar tudo quando eu trouxe e estou feliz. Esta é a segunda vez que participo na feira e espero poder contar com mais oportunidades que reúnam um público tão animador”.Quando questionado sobre os benefícios adquiridos durante o projeto, Abgail afirmou que “ter sido beneficiário do projecto da FAO foi uma das oportunidades que me inspirou a continuar na prática da agricultura. O projecto formou-nos sobre as técnicas agrícolas necessárias, o que nos ajudou a ter hoje uma produção de grande escala e maior rendimento”.

O ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco dos Ramos, que se fez presente, considerou que “a feira está sendo maravilhosa, os expositores estão felizes e a adesão dos consumidores é sem dúvida um sinal claro de que a nossa política de aposta em produtos locais tem sortido efeito e em cada uma das feiras o ministério irá utilizar uma temática diferente”. Por se tratar do Dia dos Trabalhadores, Francisco dos Ramos deixou uma mensagem a todos os trabalhadores, e em particular aos produtores – “e por ser hoje o dia consagrado aos trabalhadores, dirijo-me a cada trabalhador e trabalhadora para manifestar o reconhecimento do Ministério que dirijo pelo vosso valioso trabalho, dedicação e contribuição para o desenvolvimento do nosso belo São Tomé e Príncipe”.

O autarqua do distrito de Mé-Zochi, Américo de Ceita, manifestou também o seu agrado para com a iniciativa, declarando que “esta feira é uma oportunidade para os produtores mostrarem o fruto dos seus trabalhos e ao mesmo tempo dar a conhecer aos visitantes o potencial agrícola do distrito. Esperamos que esta iniciativa se repita em outras ocasiões e que, de facto, a população se consciencialize sobre a necessidade de consumir produtos locais e naturais ricos em nutrientes”.