FAO em São Tomé e Príncipe

Dia Internacional das Florestas será comemorado em São Tomé e Príncipe com a realização do Fórum sobre Floresta e Inovação

© FAO

20/03/2024

São Tomé, 20 de Março– Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas. Esta celebração presta homenagem à importância de todos os tipos de florestas e tenta aumentar a sensibilização sobre o assunto.

 Cada vez que o Dia Internacional das Florestas é comemorado, os países são encorajados a tomar iniciativas a nível local, nacional e internacional para organizar atividades relacionadas com florestas e árvores, tais como campanhas de plantação de árvores.

Todos os anos, o Dia é dedicado a um tema específico decidido pela Parceria Colaborativa para as Florestas.

O tema para 2024 é “Florestas e inovação”. »

As inovações e tecnologias estão a proporcionar aos países novas formas importantes de monitorizar e reportar sobre as florestas.

No contexto da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações climáticas, foram comunicadas reduções nas emissões de dióxido de carbono florestal, totalizando 13,7 mil milhões de toneladas, bem como outros progressos, através de sistemas de monitorização florestal, inovadores e transparentes.

São necessárias novas inovações tecnológicas para travar a desflorestação e a degradação florestal.

Dado que 10 milhões de hectares de floresta desaparecem todos os anos devido ao desmatamento e aproximadamente 70 milhões de hectares são afetados por incêndios, são necessárias inovações tecnológicas relacionadas com sistemas de alerta precoce para combater incêndios e desaparecimento de florestas, bem como para permitir a produção sustentável de produtos básicos.

As inovações tecnológicas capacitam os povos indígenas no mapeamento e proteção de terras consuetudinárias.

Os povos indígenas são os guardiões de grande parte das florestas intactas que ainda restam no mundo, e o mapeamento e a protecção das terras consuetudinárias, e o fornecimento de acesso ao financiamento climático podem ajudar a preservar o seu papel crucial na conservação da biodiversidade e no armazenamento de carbono.

A inovação está a promover a restauração dos ecossistemas, uma solução poderosa baseada na natureza para múltiplos desafios globais.

As abordagens inovadoras adotadas no âmbito da Década das Nações Unidas para a Restauração dosEcossistemas - em especial a restauração florestal e a plantação de árvores em terras degradadas - podem contribuir para um terço do objetivo de atenuação das alterações climáticas a atingir para limitar o aquecimento a menos de 2°C até 2030, melhorando simultaneamente a segurança alimentar e os meios de subsistência.  

A investigação e a ciência abrem novas possibilidades para a exploração da madeira e de outros produtos florestais.

Da construção à medicina, as inovações nos produtos florestais estão a ajudar a criar alternativas a materiais não sustentáveis, como o cimento, o aço, os plásticos e as fibras sintéticas, enquanto os produtos de madeira sustentáveis armazenam carbono ao longo da sua vida. 

Dia Internacional das Florestas em São Tomé e Príncipe.

Todos os anos em São Tomé e Príncipe, o escritório da Representação da FAO no país, em colaboração com o Governo, realiza atividades que vão desde o plantio de árvores, a sensibilização sobre a importância, conservação e o uso sustentável das florestas.

Para este ano, o ato central das atividades culminará com a realização de um Fórum e uma exposição sobre o lema “Florestas e Inovação”, no Palácio dos Congressos, cujo o objetivo será promover a consciencialização pública sobre a importância da conservação das florestas.

Recorde-se que no ano passado, a FAO em parceria com a Direção das Florestas e da Biodiversidade e a Câmara Distrital de Água Grande, realizaram uma atividade de plantio de 25 árvores de sombra entre a praça Yon Gato e a Praça de Táxi, no centro da Capital do país.