FAO.org

Home > Country_collector > Brasil > FAO no Brasil
Brasil

Sobre o nosso Escritório

A FAO está presente no Brasil desde 1949, apenas quatro anos após a criação da Organização. Durante esse período o país passou por grandes transformações sociais e políticas, aprofundadas nos últimos anos que tornaram o Brasil um exemplo de sucesso no combate à fome e à miséria. É inegável a contribuição da FAO para o sucesso brasileiro.

Desde 1973, o escritório de representação no Brasil está localizado na capital federal, Brasília, dentro do campus do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão ligado ao Ministério da Agricultura. Cerca de 30 pessoas compõem a estrutura de pessoal que está divido em gabinete do representante, administração, área de programas e operações. Além disso, também fazem parte da equipe, os funcionários cedidos pelo Ministério da Agricultura para recepção, segurança, limpeza e serviços gerais.

Unidades Descentralizadas

Unidade Regional de Gestão de Projetos para la Região Sul

Desde março de 2013 foi instalada no Sul do Brasil, a Unidade de Gestão de Projetos da FAO. A iniciativa foi resultado de um acordo assinado entre a Itaipu Binacional e Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Agricultura e de Abastecimento com a FAO. O objetivo é apoiar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável ampliando a Cooperação Sul-Sul e aproximado a FAO de órgãos estaduais, municipais, estatais e da sociedade civil.

Entre as ações implementadas pela Unidade está a criação de um site específico para divulgar boas práticas de desenvolvimento sustentável, com resultados comprovados apesentadas por instituições públicas e da sociedade civil. Essas experiências exitosas são desenvolvidas nos três estados do Sul do Brasil e permitem apoiar um processo de intercâmbio com países da América Latina e Caribe e África.

Unidade Regional de Gestão de Projetos Região para a Nordeste

Em 2014, foi instalado o segundo escritório descentralizado da FAO. A sede da unidade fica dentro do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) localizado no município de Campina Grande na Paraíba.

A Unidade de Projetos da FAO apoia iniciativas regionais para fortalecer a agricultura familiar, o combate à desertificação, ações de mitigação e recuperação da degradação da terra, a diminuição dos efeitos da seca, a produção de alimentos e o combate à fome.

Também tem como parâmetros a instrumentalização da ciência, da tecnologia e da inovação para promover o uso racional do solo, água, bosques e florestas, mediante o planejamento social, econômico, ambiental e o manejo sustentável e de uso múltiplo, com ênfase na inclusão sócio-produtiva das populações mais vulneráveis.