FAO no Brasil

Funcionários de 10 países são treinados em administração de terras e governança da posse

14/07/2017

14 de julho de 2017, Santiago de Chile - Esta semana começou o curso gratuito semipresencial realizado pela Cooperação Internacional executada pela FAO e o Governo do Brasil para construir capacidades institucionais para o fortalcimento da governança responsável da posse recursos naturais. 

O curso recebeu uma grande quantidade de solicitações durante a fase de chamada, que foi dirigida a membros do Comité Permanente sobre o Cadastro na Ibero-América (CPCI) e a Rede Interamericana de Cadastro e Registo da Propriedade. 

Como resultado do processo, foram selecionados 30 funcionários do governo do Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. 

Os participantes serão capacitados sobre o papel importante do reconhecimento dos direitos legítimos da posse para reduzir litígios e para a gestão responsável dos recursos naturais. Também contarão com ferramentas para a análise da situação nacional da administração da terra. 

A capacitação concluirá a fase virtual no final de julho e contrá com uma etapa presencial em agosto, em Salvador, no Brasil, onde os participantes irão trocar experiências e discutir elementos estratégicos para uma melhor governança da posse da região. 

O curso é ministrado pelo Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO e foi concebido como uma ferramenta para a reflexão e estímulo ao debate sobre questões fundamentais sobre as Diretrizes Voluntárias sobre a Governança Responsável da terra, pesca e florestas. 

Para realizar o curso, colaborarão a FAO e o Governo do Brasil, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.