FAO no Brasil

Papa Francisco pede ação diante das mudanças climáticas e dos conflitos para abordar a migração

Papa Francisco faz pronunciamento pelo Dia Mundial da Alimentação em Roma
16/10/2017

Cerimônia global do Dia Mundial da Alimentação destaca os vínculos entre a fome e as migrações

Roma – O Papa Francisco pede a colaboração dos governos do mundo todo para fazer da migração uma opção mais segura e voluntária. Ele ressaltou que garantir a segurança alimentar da população requer encarar as mudanças climáticas e acabar com os conflitos. O Pontífice realizou este chamado durante a cerimônia do Dia Mundial da Alimentação (DMA), que ocorreu na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) nesta segunda-feira (16). O tema do DMA 2017 é: “Mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.  

“Está claro que as guerras e as mudanças climáticas são algumas das causas da fome, assim, não apresentemos a fome como se se tratasse de uma doença incurável”, assinalou o Santo Padre durante seu discurso inaugural na cerimônia do DMA.

O Papa Francisco pediu compromisso total com o desarmamento gradual e sistemático, e pediu uma mudança nos estilos de vida, no uso dos recursos e da produção e o consumo de alimentos com o objetivo de proteger o planeta.

Em referência ao desenvolvimento do Pacto Mundial para uma migração segura, regular e ordenada, o primeiro acordo deste tipo negociado pelos governos sob supervisão da ONU, afirmou que “a gestão da mobilidade humana requer uma ação intergovernamental coordenada e sistemática, alinhada com as normas internacionais existentes, e repleta de amor e inteligência”.    

“O que está em jogo – adicionou – é a credibilidade de todo o sistema intenacional”.  

Ao mesmo tempo, ele disse que é lamentável que “alguns” países estejam se afastando do acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Mudar o futuro da migração  

A cada ano, milhões de pessoas abandonam seus lares para escapar da fome, da pobreza e dos conflitos.

“Cada vez mais pessoas migram por não terem a possibilidade de permanecerem em seus lares e terras”, disse o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva.  

“Nossa intenção é abordar as causas fundamentais da migração, como a pobreza, a insegurança alimentar, a desigualdade, o desemprego e a falta de proteção social. Para salvar vidas, necessitamos reconstruir o entorno em que vivem as pessoas, fortalecendo sua resiliência e assegurando seus meios de subsistência para lhes oferecer a possibilidade de uma vida digna”, afirmou.  

O Dia Mundial da Alimentação este ano coincide com um momento em que a fome no mundo está aumentando pela primeira vez em mais de uma década, afetando 815 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população mundial. Este incremento se deve principalmente à proliferação de conflitos violentos e à perturbações relacionadas com o clima, que são também as principais causas da migração por dificuldades econômicas.  

A fome impulsiona a migração  

A FAO acredita que a migração deve ser uma escolha, não uma necessidade. A organização está trabalhando com seus sócios e com as comunidades para devolver às pessoas a possibilidade de escolher.

Garantir segurança alimentar requer desenvolvimento rural sustentável e gestão das migrações


Entre 2008 e 205, uma média de 26,4 milhões de pessoas viram-se deslocadas a cada ano por causa de desastres climáticos ou meteorológicos. No total, estima-se que atualmente há, aproximadamente, 244 milhões de migrantes internacionais, 40% a mais que no ano 2000. Grande parte desses migrantes provêm de zonas rurais, onde mais de três quartos da população pobre do mundo depende da agricultura e dos meios de vida baseados nos recursos naturais.

Os grandes movimentos de pessoas apresentam desafios complexos que requerem soluções humanitárias e de desenvolvimento. Muitos dos motivos que levam as pessoas a migrarem podem ser abordados com investimentos em desenvolvimento rural, apoio ao emprego rural decente e garantias de redes de segurança social. Esse esforço também contribui para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Fome Zero em 2030.  

Dia Mundial da Alimentação  

A FAO celebra o Dia Mundial da Alimentação todos os anos no 16 de outubro para comemorar a fundação da Organização no ano de 1945. Foram organizados eventos em mais de 150 países do mundo todo.

Para saber mais, clique aqui.