FAO no Brasil

FAO participa do 8º Fórum Mundial da Água destacando a importância da água na agricultura, imigração e segurança alimentar

15/03/2018

Brasília, Brasil - A FAO participará do 8º Fórum Mundial da Água, que se realizará de 18 a 23 de março, na cidade de Brasília, para destacar o papel fundamental da boa gestão da água para a alimentação de uma população em crescimento no contexto das mudanças climáticas e migração mundial.

O evento internacional visa promover o uso consciente da água, promover compromissos políticos e ações que facilitem o desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões, com base no desenvolvimento ambiental sustentável em âmbito mundial.

Durante o evento, a agência da ONU co-organizará os seguintes debates de alto nível:

19/03 - 14: 15-15: 30 - Diálogo Ciência-Política: chave para resolver os desafios globais da água e apoiar a tomada de decisões;

19/03 - 16:30 - 18:00 - Água e migração;

20/03 - 11:00 - 12:30 - Água para alimentação e agricultura;

20/03 - 14:00 - 18:00 - Gestão da água desde a sua fonte até o mar.

Lançamento de estudos

Além disso, a FAO também lançará três novos estudos durante o Fórum:

Estresse hídrico e migração humana: uma revisão global georreferenciada da pesquisa empírica - 19/03 - stand da FAO;

Agricultura Irrigada Sustentável no Brasil: Identificação de Áreas Prioritárias - 20/03 - stand da CNA;

Livro Branco sobre contabilidade da água - 21/03 - stand da FAO

A escassez de água afeta uma grande parte da população global. O desenvolvimento econômico e o crescimento da população geram um uso cada vez maior de água.

Um recente estudo da FAO estima que a demanda por alimentos aumentará em 50% no mundo até o ano de 2050. Para responder à crescente demanda por alimentos, a agricultura terá que fazer um maior uso da água.             

As mudanças climáticas também contribuirão para a diminuição da disponibilidade de água em decorrência de mudanças na frequência e intensidade das chuvas.

Atualmente, estima-se que cerca de 70% da água seja extraída para a agricultura. O desafio proposto é produzir mais alimentos com menos água.

A escassez de água e as secas recorrentes também podem gerar fluxos migratórios. O estresse hídrico e a redução da produtividade agrícola estão causando movimentos populacionais em muitos países em busca de melhores condições de vida.