FAO no Brasil

Contribuições para a redução da fome e desnutrição na América Latina

Foto: FAO El Salvador
02/08/2018
  • A iniciativa da Prefeitura de Atiquizaya, em El Salvador, é um dos exemplos que contribuem para o alcance das metas do ODS 2.

Brasília, 02 de agosto de 2018 - Erradicar a fome no mundo; alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são ações que sintetizam o Objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – definido pelas Nações Unidas em 2015 com o propósito de alcançar a dignidade até 2030, pela nova agenda de desenvolvimento sustentável global. Com o título "Fome Zero e Agricultura Sustentável", este Objetivo elenca oito metas para todos os países adotarem de acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta.  O cumprimento das metas estabelecidas pretende acabar com todas as formas de fome e má nutrição até 2030, garantindo o acesso suficiente a alimentos nutritivos durante todos os anos.

Alinhada a esses desafios, a prefeitura de Atiquizaya, em El Salvador, desenvolveu o a iniciativa Escolas Sustentáveis em nível municipal, uma metodologia que promove atividades orientadas de diferentes instituições e setores relacionados com alimentação escolar, participação social, educação nutricional por meio de hortas pedagógicas, compra da agricultura familiar local e adoção de menus adequados e saudáveis.

A iniciativa foi finalista no último Prêmio de Tecnologia Social e integra o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil para ser reaplicada em outras localidades. Conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Governo do Brasil, por meio de um projeto de Cooperação Internacional para o fortalecimento de programas de alimentação escolar na América Latina e o Caribe.

As Escolas Sustentáveis, além de enriquecerem a alimentação escolar com os vegetais colhidos na horta, é complementada com a aquisição da produção dos agricultores familiares da região.  "Esta iniciativa permitiu que muitos atores se juntassem para promover o desenvolvimento da economia local, com a compra de produtos da agricultura familiar, assegurando uma alimentação completa para crianças em idade escolar, e contribuindo para a mudança cultural na alimentação das famílias", comenta o chefe da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional de Atiquizaya, Moisés Moran Murga.

Segundo dados das Nações Unidas, a agricultura é a maior empregadora única no mundo, provendo meios de vida para 40% da população global atual. Ela é a maior fonte de renda e trabalho para famílias pobres rurais. Dessa forma, investir em pequenos agricultores é um modo importante de aumentar a segurança alimentar e a nutrição para os mais pobres, bem como a produção de alimentos para mercados locais e globais.

Hortas escolares

De 2013 a 2017, por meio das Escolas Sustentáveis, foram implantadas hortas escolares em 22 unidades de ensino em Atiquizaya, das quais 17 são mantidas pelo município. Diariamente, ao redor de 30.400 alunos recebem alimentos, incluindo frutas e verduras, além de educação alimentar e nutricional. Participam 147 associações de produtores que fornecem frutas, verduras e ovos às escolas. O projeto foi reproduzido em outros dois municípios do país, Izalco e Jiquilisco.

Agenda 2030

Definidos pela ONU durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, também conhecidos como Objetivos Globais, fazem parte da Agenda 2030 que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo que pretendem criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas.

No total são 17 ODS e 169 metas que estimulam ações até o ano de 2030 em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.

Com informações: Fundação Banco do Brasil