FAO no Brasil

FAO na Assembleia Geral da ONU em Nova York

fao
24/09/2018

Erradicar a fome e garantir a segurança alimentar são componentes essenciais para a paz e a estabilidade no mundo, porém mais de 820 milhões de pessoas sofrem desnutrição crônica e os números estão crescendo. Ao mesmo tempo, um aumento sem precedentes nas taxas de obesidade mostra que alimentar o mundo não é suficiente. É preciso transformar sistemas alimentares para que as pessoas tenham acesso a dietas saudáveis.

Na Assembleia Geral da ONU, de 22 a 28 de setembro, a FAO enfatizará a necessidade urgente de trazer o Fome Zero de volta aos trilhos. Isso requer parcerias que impulsionem os investimentos no desenvolvimento rural para apoiar pequenos agricultores familiares, especialmente mulheres e jovens, combater algumas das causas que forçam as pessoas a migrar e abordar os impactos da mudança climática.

A delegação da FAO, liderada pelo Diretor-Geral José Graziano da Silva e a Diretora-Geral Adjunta de Clima e Recursos Naturais, Maria Helena Semedo, participará de uma série de eventos da Assembleia Geral da ONU para destacar essas e outras questões.

Isso inclui:

• O lançamento de uma parceria entre a União Europeia e a FAO, destinada a aumentar a resiliência de milhões de pessoas que enfrentam crises alimentares severas e muitas vezes prolongadas ou recorrentes em todo o mundo. (25 de setembro, 18: 00-18: 30 EST)

• Um evento focado em “Quebrar o Ciclo entre o Conflito e a Fome”, organizado pela FAO em conjunto com outras agências da ONU baseadas em Roma, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o Programa Mundial de Alimentos. (25 de setembro, 18: 30-20: 00 EST)

• Um evento da União Africana-FAO intitulado “Não deixar ninguém para trás: capacitar mulheres rurais da África para o Fome Zero e a prosperidade compartilhada” (26 de setembro, 16: 00-17: 30 EST)

• Uma cerimônia para dar ao premiado presidente sul-africano Nelson Mandela um Prêmio Honorário como Membro da Aliança dos Laureados do Prêmio Nobel da Paz da FAO. O prêmio será aceito por Sua Excelência Graça Machel. (24 de setembro, 10: 30-11: EST)

Um programa completo de participação da FAO na Assembleia Geral da ONU está disponível aqui.

Muitos dos eventos serão transmitidos ao vivo.