FAO.org

Home > Country_collector > FAO no Brasil > Notícias > Detail
FAO no Brasil

Brasil e FAO endossam plano estratégico e renovam compromissos

18/10/2018

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o governo brasileiro endossaram hoje, em Roma, um plano estratégico que alinha uma série de prioridades do trabalho conjunto para os próximos meses, como a cooperação Sul-Sul, a nutrição, a alimentação escolar e a agricultura familiar.

Essas prioridades foram refletidas em um protocolo de intenções assinado pelo Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e pelo Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Embaixador Ruy Pereira, em encontro que também reuniu representantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores, e da sociedade civil, todos participantes da 45ª sessão do Comitê Mundial sobre Segurança Alimentar, que se realiza nessa semana, na sede da FAO.

O protocolo de intenções resultará em um acordo a ser formalizado pelo Brasil e pela FAO no próximo mês, e conterá os compromissos a serem assumidos no futuro pelo país.

Essas prioridades estão alinhavadas com uma série de iniciativas específicas, como a cooperação sul-sul com países da América Latina, Caribe e África, especialmente no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); o incremento das estratégias de nutrição, como no estabelecimento de padrões para a rotulagem e para redução na quantidade de sódio e de açúcar nos alimentos; e a consolidação das políticas de alimentação escolar, sobretudo vinculadas ao aproveitamento de produtos da agricultura familiar.

“Hoje, reafirmamos nossa cooperação estratégica com o Brasil, para o presente e para o futuro. A FAO apoia e continuará apoiando o país a difundir suas tecnologias sociais e suas experiências bem-sucedidas mundo afora”, afirmou Graziano da Silva.

“A FAO é um antigo parceiro do Brasil no desenvolvimento de várias políticas para a agricultura e nutrição. Hoje, reafirmamos a intenção do governo brasileiro de renovar esses compromissos. Temos diversas tecnologias sociais que despertam o interesse de vários países, e a FAO nos dá um melhor respaldo para atuar de uma maneira mais coordenada nessa cooperação”, disse Beltrame.

https://www.youtube.com/watch?v=LCMTvlVx3rA