FAO no Brasil

Visita técnica de projetos de Cooperação Sul-Sul aborda Brasil, Colômbia e países africanos no campo da produção de algodão

01/09/2019

Goiás - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), promoveu uma visita técnica à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na cidade de Goiânia (Embrapa Arroz e Feijão) de representantes da Colômbia e países africanos participantes de projetos de Cooperação Trilateral Sul-Sul com o governo brasileiro, FAO e OIT.

Os pesquisadores da Embrapa apresentaram os principais desafios do Brasil na produção de algodão, sistemas de produção, tecnologias, cuidados com o solo e controle de doenças e pragas.

“Acho importante demonstrar o que estamos fazendo no Brasil, os problemas que temos e como os superamos. São temas comuns com outros países e devem ser compartilhados para a geração de conhecimento”, afirmou Camilo Morello, da Embrapa.

A coordenadora regional do projeto + Algodão, Adriana Gregolin, avaliou que “para esses países, conhecer o trabalho da Embrapa na área de melhoria do algodão e seus sistemas de produção é de grande valia se considerarmos a posição de referência internacional que a Embrapa ocupa em termos de pesquisa, especialmente no setor de algodão”.

Para o assistente de projeto da OIT no Brasil, João Luiz Clementino, a visita promoveu a articulação de ações entre as diferentes organizações internacionais e atores da cadeia de valor do algodão na África e na Colômbia.

Por sua vez, o assistente do Projeto ABC, Luiz Fernando Bacelar, destacou a importância da atividade de integração entre as iniciativas de Cooperação Trilateral Sul-Sul desenvolvidas com o apoio do Brasil, que contribuem para o fortalecimento da cadeia do algodão.

A visita foi realizada em complemento à participação de delegações da América Latina e da África no 12º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado entre os dias 27 e 29 de agosto em Goiânia, Goiás, Brasil.

Indo para o Nordeste para aprender sobre a experiência em algodão orgânico

De Goiânia, as delegações seguiram para Brasília para uma visita à fazenda “Pamplona”, um dos maiores produtores mundiais de cereais e fibras, com ênfase em algodão, soja e milho.

No domingo (1), o grupo viajou para o nordeste do Brasil, onde fica por uma semana no estado da Paraíba. Lá, eles visitarão a unidade da Embrapa Algodão, a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural da Paraíba (Empaer), a Cooperativa CoopNatural, a indústria Norfil, entre outras.

+ Algodão

O projeto + Algodão, em execução desde 2013, possui sete países parceiros Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru, com o objetivo de apoiar o fortalecimento do setor de algodão nesses países. A experiência brasileira na produção de algodão é uma referência para o projeto, uma iniciativa realizada em conjunto pela FAO, ABC e pelos governos parceiros.

Com informações da OIT Brasil