FAO no Brasil

FAO e Governo do Ceará realizam Workshop sobre o programa Ceará 2050

24/09/2021

Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de setembro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, em parceria com o Governo do Ceará, realizou uma reunião com o tema Governança e Políticas Territoriais, com o objetivo de promover o diálogo sobre o Projeto Ceará 2050, considerado inovador e objeto de estudo pela FAO.

A abertura do workshop contou com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana, do representante da FAO, Rafael Zavala, e do oficial de política da FAO para América Latina e Caribe, Luiz Beduschi. Participaram ainda, a Especialista Técnica da FAO para América Latina e o Caribe em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional, Katalina Moyano, o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Governo do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo, o Secretário Executivo de Gestão do Governo do Ceará, Adriano Sarquis, e a Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará, Maria Zelma de Araújo Madeira.

Para o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, o Ceará é um estado que enfrenta o grande desafio de gerar emprego e renda a partir do fortalecimento de circuitos curtos, e que o compromisso do Governo do Estado, principalmente com a alimentação e geração de ambientes saudáveis, é uma oportunidade importante que pode ser aproveitada para gerar cooperação entre as instituições e ampliar o desenvolvimento territorial.

O oficial de política da FAO para América Latina e Caribe, Luiz Beduschi, também destacou a capacidade de liderança intelectual do estado de elaborar e estabelecer planos à médio e longo prazo. “O Ceará tem uma vitalidade, uma capacidade de invenção de caminhos, e o Projeto Ceará 2050 mostra exatamente isso. Acompanhar e entender a experiência, para a gente da FAO regional e global, é algo extremamente importante”.

Já o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, destacou que a estratégia de trabalhar políticas públicas de forma territorial tem sido tratada nos mais diversos setores, e que o Ceará 2050 é o resumo da necessidade de planejamento pensando no futuro. “Este projeto não foi coordenado pelo governo, mas pela academia e por todos os setores da sociedade, e é um processo dinâmico para dar um norte das políticas e ações para o desenvolvimento do estado”.

O Projeto Ceará 2050

 A FAO Brasil vem desenvolvendo desde o início deste ano, estudos de experiências exitosas de Governança e Políticas Territoriais nas Regiões Norte e Nordeste, tendo como estudo de casos o estado do Pará e do Ceará. Nestes dois estados foram analisados trabalhos e documentos elaborados sobre os projetos, e realizadas trocas de informações em reuniões realizadas com coordenadores e profissionais envolvidos na concepção e implantação dos projetos.

Como resultado deste trabalho, foram apresentados ao escritório regional da FAO para América Latina e caribe, experiências muito bem avaliadas. O Projeto Ceará 2050, em particular, é uma experiência considerada inovadora por pensar o desenvolvimento no longo prazo, tendo os territórios como parte primordial do planejamento, com estratégias claras e um modelo de governança inteligente. 

Para o consultor da FAO para Governança e Políticas Territoriais, Altemir Gregolin, o Ceará 2050 traz as regiões para dentro do projeto, cria instancias de participação nas regiões e faz uma conexão com o aspecto macro. É estratégico com as prioridades regionais, e isso é muito relevante, visando reduzir as desigualdades no Estado.

O Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Governo do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo, destacou que em decorrência da pandemia, o projeto precisou passar por uma fase de ajustes, mas que as ações do governo estão em sintonia com os programas estratégias do Ceará 2050, e que o processo de implementação será acelerado na etapa de retomada pós-pandemia.

Escritório descentralizado da FAO

Durante o workshop, o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, destacou a importância da assinatura do acordo que irá permitir a criação de um escritório descentralizado da FAO em Fortaleza, capital do estado. “A pandemia impediu que nos encontrássemos antes, mas em breve minha primeira viagem será para formalizarmos a assinatura da criação do escritório”, reforçou.

O Governador do Estado, Camilo Santana, também manifestou a que o estado está feliz em receber a FAO, principalmente em um momento tão desafiador como este que vivemos em decorrência da pandemia de covid-19. “Este era um sonho e um desejo nosso há muito tempo, principalmente porque nós acreditamos na força da agricultura e do desenvolvimento territorial”, concluiu.