FAO no Brasil

Os países da América Latina e do Caribe estabeleceram novas prioridades da FAO na região para transformar os sistemas agroalimentares e garantir a segurança alimentar

©FAO/Max Valencia
21/03/2024

Representantes de trinta e três Estados Membros participaram na 38ª Conferência Regional da FAO na Guiana para discutir como reduzir a fome e a desigualdade na maior região exportadora agroalimentar do mundo.

Georgetown, Guiana – A 38ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe foi concluída hoje com o apoio unânime dos trinta e três Estados Membros ao Quadro Estratégico da FAO 2022-31 e às quatro prioridades que orientarão o trabalho da Organização durante o próximo biênio. 

As quatro prioridades regionais interligadas refletem os Quatro Melhores da FAO, quatro dimensões interligadas que contribuirão para a transformação dos sistemas agroalimentares através da promoção de uma produção mais eficiente, inclusiva e sustentável; acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar e nutricional; gestão sustentável dos recursos naturais e adaptação às alterações climáticas; e reduzir as desigualdades e a pobreza e promover a resiliência.

O Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, participou da reunião de alto nível na Guiana. Durante a cerimônia de encerramento, expressou a importância deste evento como uma plataforma crucial para os decisores políticos acelerarem os esforços no sentido da transformação dos sistemas agroalimentares para que sejam mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, sem deixar ninguém para trás.

Em linha com o Quadro Estratégico da FAO, o Diretor-Geral expressou o compromisso da Organização em apoiar os Membros na promoção de maior cooperação, investimento, inovação e tecnologia, tanto dentro como fora da região.

"Tenho o prazer de observar que as quatro prioridades definidas para o próximo biênio estão em linha com a assistência técnica e política que estamos prontos a fornecer, e a FAO continua empenhada em apoiar a região na concretização da transformação para alcançar sistemas agroalimentares sustentáveis", disse QU.

Durante a cerimônia de abertura, Mohamed Irfaan Ali, Presidente da Guiana, destacou a importância da Conferência Regional e garantiu que a criação de sistemas agroalimentares resilientes e protegidos do clima é uma tarefa imperativa para o futuro, e "a tomada de decisões deve ser orientada por dados tanto quanto possível”. Ele também pediu mais atenção para a nutrição.

Mustapha Zulfikar, Ministro da Agricultura da Guiana e Presidente da Conferência, afirmou: "Durante estes dias discutimos questões que são fundamentais para a nossa região: pesca e aquicultura para a sustentabilidade; investimentos para resiliência; sistemas agroalimentares sustentáveis ​​e inclusivos; redução a fome e da má nutrição através do comércio como motor estratégico para o desenvolvimento da região, entre outros”. Acrescentou que “o nosso trabalho não termina com o encerramento desta Conferência. Peço que continuem compartilhando as reflexões e lições, para que o nosso diálogo se transforme em iniciativas concretas que promovam mudanças transformadoras nos nossos países”.

A Conferência Regional também realizou mesas-redondas ministeriais focadas em como promover a pesca e a aquicultura no âmbito da abordagem da Transformação Azul, alavancar o comércio como um motor estratégico para reduzir a fome e a má nutrição na região e enfrentar os desafios do nexo água-bosques-biodiversidade-solo no contexto das mudanças climáticas.

O evento contou com representantes dos trinta e três países membros. Dezoito ministros e três vice-ministros compareceram presencialmente e onze ministros e cinco vice-ministros compareceram virtualmente.

Tanto a Reunião de Altos Funcionários como a Reunião Ministerial da Conferência Regional foram seguidas por 12.000 espectadores online, incluindo decisores e intervenientes não governamentais do meio acadêmico, da ciência, do setor privado e da sociedade civil. 

A agenda também incluiu eventos especiais de alto nível focados em como a ciência e a inovação digital podem impulsionar a agricultura familiar, a necessidade de transformação dos sistemas agroalimentares nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento da região, o direcionamento de investimentos através da Iniciativa Hand in Hand da FAO e os impulsionadores e gatilhos da previsão relevantes para a América Latina e o Caribe.

Brasil será sede da próxima Conferência Regional

Durante a Conferência Regional, o Brasil anunciou a decisão de sediar a 39ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu discurso como Presidente Pro Tempore do G20, disse em carta: “Tenho o prazer de anunciar a disposição do Brasil de sediar a 39ª Conferência Regional da FAO em 2026. Será uma oportunidade única para avaliar nosso progresso e nossas estratégias em termos de segurança alimentar e nutricional.