FAO no Brasil

FAO e ALIDE assinam acordo para promover o desenvolvimento agrícola e rural na América Latina e no Caribe

©FAO/Diego Paredes
10/04/2024

Ambas as organizações assinaram uma carta de intenções para reforçar e aprofundar a sua colaboração para promover a modernização do setor agrícola e rural, o desenvolvimento da agricultura de pequena escala e a segurança alimentar na região.

Lima, Peru — A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ALIDE) assinaram uma carta de intenções para trabalhar em acordos para melhorar o acesso das pequenas e médias empresas agrícolas ao crédito para, assim, acelerar a transformação agrícola e desenvolvimento rural sustentável na América Latina e no Caribe.

O Vice-Diretor Geral e o Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Mario Lubetkin, e o Secretário Geral da ALIDE, Edgardo Alvarez, participaram da cerimônia de assinatura, que aconteceu na sede da ALIDE em Lima, Peru. Além disso, participaram a representante da FAO no Peru, Mariana Escobar, e o oficial sênior de ligação e assuntos políticos regionais do Escritório Regional da FAO, Pablo Rabczuk.

Com a assinatura desse documento, as instituições procuram promover o fortalecimento de estratégias de financiamento eficaz do desenvolvimento agrícola e rural na região com vista a melhorar a segurança alimentar, reduzir os níveis de pobreza rural e promover a igualdade de gênero através de iniciativas como estudos e investigação, formação, divulgação e troca de informações.

Estas iniciativas focam em temas como o reforço das políticas e estratégias de financiamento e a assistência técnica dos bancos de desenvolvimento em apoio às unidades produtivas agrícolas e agroindustriais, a inclusão financeira dos pequenos e médios produtores e os serviços financeiros e não financeiros para melhorar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas agrícolas.

Além disso, o acordo procura promover a abordagem do programa “Hand in Hand” da FAO para a aceleração da transformação agrícola e do desenvolvimento rural sustentável, bem como para o aumento e estímulo de investimentos públicos e privados para acelerar a transformação em direção a sistemas agroalimentares eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis.

“É essencial compreender que, para alcançar o desenvolvimento sustentável através da transformação dos sistemas agroalimentares, devemos colaborar estreitamente com as Instituições Financeiras de Desenvolvimento. Este acordo nos permitirá trabalhar para promover o financiamento eficaz do desenvolvimento agrícola e rural na América Latina e no Caribe, especialmente nas áreas mais vulneráveis”, disse Mario Lubetkin, Vice-Diretor Geral e Representante Regional da FAO.

Por sua vez, o Secretário Geral da ALIDE, Edgardo Alvarez, destacou que esta carta de intenções entre a FAO e a ALIDE permite relançar a relação institucional entre ambas as organizações, lançando as bases para questões prioritárias de atual relevância na promoção e desenvolvimento da setor agrícola e rural nos nossos países da região, com o objectivo final de alcançar a segurança alimentar.

Além disso, Alvarez acrescentou que “ALIDE proporcionará o papel que as instituições financeiras de desenvolvimento agrícola podem desempenhar no contexto do esforço regional da FAO para acelerar a transformação agrícola e o desenvolvimento rural sustentável”.