FAO no Brasil

FAO entrega Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo no próximo dia 17

15/04/2015

Jornalistas, autoridades e convidados são esperados no Mercado Municipal de Curitiba para a entrega dos prêmios e um café da manhã com produtos da agricultura familiar

“Estamos encerrando este 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo com uma avaliação das melhores possíveis”, conta Carlos Biasi, oficial da Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO no Sul do Brasil. “Instituímos um prêmio que recebeu o maior número de inscrições – 189, em nível de Brasil para prêmios voltados para a agricultura e que mobilizou e envolveu instituições governamentais e não governamentais, de cooperativas a sindicatos de categorias não necessariamente envolvidas com a agricultura familiar, comprovando que a agricultura familiar é fundamental para o país”, revela Biasi.

O oficial da FAO destaca ainda a qualidade e a diversidade dos trabalhados apresentados por profissionais, representantes da maioria das mídias jornalísticas da região Sul: “As notas conferidas pela comissão julgadora aos trabalhos foram muito próximas, com milésimos de diferença, o que nos levou a instituir também menções honrosas”.

Segundo Mario Luiz Milani, oficial em comunicação da FAO e coordenador do prêmio, “os trabalhos inscritos falam da riqueza, da diversidade da agricultura familiar e seu grande potencial produtivo de alimento saudável, contribuindo para o desenvolvimento humano, garantindo segurança alimentar das populações urbanas e rurais. O prêmio reverencia dois sonhadores: um que produz o alimento vital para nossas comunidades; e outro, que retrata com sensibilidade a vida da família que vive e trabalha na terra”.

Os prêmios e menções serão entregues no próximo dia 17, a partir das 8h30, no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba. Já confirmaram presença Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, Onaur Ruano, secretário de Agricultura Familiar do MDA, Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Airton Spies, secretário adjunto da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Renato Viana, diretor do BRDE em Santa Catarina, Jorge Miguel Samek, presidente da Itaipu Binacional, Cristina Yared, deputada pelo Paraná, entre outras autoridades e convidados.

FINALISTAS - Os vencedores em ordem alfabética: Alessandra Ogeda (Florianópolis/SC - Jornal "Noticias do Dia"), Cíntia Patrícia Junges (Curitiba/PR – Gazeta do Povo), Clarinha Glock (Porto Alegre/RS – Extra Classe), Ermilo Guilherme Drews Neto (Novo Hamburgo/RS – Jornal NH), Jessica Carolina Moreira (Cascavel/PR – TV Tarobá), Jucinei Cardoso (Florianópolis/SC – TV Assembléia/SC), Leandro Mariani Mittmann (Porto Alegre/RS – A Granja), Maristani Weiand (Porto Alegre/RS –Grupo RBS) e Ricardo Rossi (Curitiba/PR Revista Cooperativismo).

Considerando a boa qualidade dos trabalhos apresentados, a Unidade de Coordenação da FAO Região Sul do Brasil fará a entrega de Certificados de Menção Honrosa aos jornalistas Adriana Justi da Silva (Curitiba/PR – G1 Globo), Carlos Guimarães Filho (Curitiba/PR - Gazeta do Povo), Cinthia Andruchak Freitas (Florianópolis/SC – Epagri), Eduardo Caspary Schiefelbein (Porto Alegre/RS - SDR), Julia Otero (Pelotas/RS – Radio Gaucha), Luciany dos Santos Franco (Marechal Candido Rondon/PR  - O Presente), Mauricio Rebellato (Santa Rosa-RS, RBS TV), Rejane Castilho V. da Costa (Porto Alegre/RS – Radio Gaucha), Ricardo Luiz Düren (Santa Cruz do Sul/RS – Gazeta do Sul) e Talita Amaral (Maringá/PR – Rede Massa/TV Tibagi).