FAO no Brasil

Aluna brasileira é uma das ganhadoras do concurso de desenho sobre agricultura familiar da FAO

03/03/2015

Cerca de quatro mil crianças de 16 países da região participaram do concurso Alimentar o mundo, cuidar do planeta: Desenhando a Agricultura Familiar

Santiago - Cinco estudantes da América Latina e Caribe são os ganhadores do concurso Alimentar o mundo, cuidar do planeta: Desenhando a Agricultura Familiar promovido pela FAO em comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014. Entre os ganhadores está a brasileira Yanca Rodriguez Pereira, aluna da Associação Beneficente Cidade Colômbia, localizada no município de Colômbia, no interior de São Paulo.

Cerca de quatro mil alunos de 300 escolas participaram do concurso. Além da brasileira Yanca Rodriguez Pereira também foram premiados os desenhos de Danna Camila do México, Lucas Javier Armoa do Paraguai, Ariadne Dona Joe Cahuana do Peru e Moriah Huggins de São Vicente e Granadinas.

Os desenhos ganhadores e o que se destacaram pela participação honrosa estão disponíveis nesta galeria e foram selecionados considerando a capacidade das crianças em representar as contribuições da agricultura familiar para a segurança alimentar e a nutrição.

Os ganhadores vão receber uma placa comemorativa que ficará exposta nas escolas, um diploma oficial da FAO e um café da manhã nutritivo e saudável para toda a comunidade escolar, incluindo professores, colegas, familiares e os demais envolvidos na alimentação escolar. Os prêmios integram o projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar e o Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

O concurso foi direcionado a escolas rurais e urbanas de educação básica e fez parte das diversas atividades realizada durante o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 na região.

A ideia do concurso era que as crianças da região compreendessem, por meio do desenho, a importante contribuição da agricultura familiar na luta contra a fome, assim como o impacto na nutrição e na erradicação da pobreza.

O concurso também concedeu 12 menções honrosas e os autores vão receber um diploma de reconhecimento da qualidade dos desenhos. São eles: Maira Maricel Fría (Argentina); Fernanda Galleguillos (Chile); Mariana Deossa (Colômbia); Daniel Santiesteban (Cuba); Andrea Monard (Equador); Diego Ramirez Petey (Guatemala); Yesibel Montezuma (Panamá); Alan Gabriel Encarnación (República Dominicana); Ayana Baltzer (San Cristóbal e Nieves); Inon Persad (Trinidad e Tobago); Melanie Panschow (Uruguai); Yarley García (Venezuela).