FAO no Brasil

Projeto da FAO contribui para implementação de sistema de segurança alimentar no Brasil

@MDSA
29/09/2016

Principais resultados foram apresentados durante a primeira reunião entre o representando da FAO, Alan Bojanic e o ministro Osmar Terra

Brasília – O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic se reuniu nessa quinta-feira (28) com ministro do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra. No encontro, os dois trataram de temas relacionados a cooperação Sul-Sul, projetos da FAO no Brasil, Década da Nutrição, celebração do Dia Mundial da Alimentação deste ano, entre outros.

“A reunião com o ministro Osmar Terra foi muito produtiva. A FAO tem atuado no Brasil e os resultados são bastantes significativos. Nos últimos anos acompanhamos os avanços do país para garantir a segurança alimentar. A experiência brasileira, sem dúvida, é um modelo internacional que a FAO tem todo o interesse em repassar adiante”, ressaltou o representante da FAO, Alan Bojanic.

Atualmente, o escritório da Organização no Brasil desenvolve um projeto em parceria com o MDSA que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, fortalecendo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN no Brasil, com ênfase na concretização de uma política de abastecimento e nas ações voltadas à superação da extrema pobreza.

O projeto começou a ser implementando em 2013 e tem colaborado com os resultados das estratégias previstas na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Todos os estados e o Distrito Federal, por exemplo, já aderiram ao SISAN e quase 80% dos domicílios contam com segurança alimentar. Entre as ações para o futuro estão dar continuidade as adesões dos municípios brasileiros ao SISAN e a promover a alimentação adequada e saudável.

Dia Mundial da Alimentação

No próximo dia 16 de outubro será celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data também marca a criação da FAO que completa 71 anos de atividades no mundo. A cada ano um tema é escolhido para fazer parte do debate. Em 2016, as discussões vão girar em torno de “O clima está mudando. A alimentação e agricultura também devem mudar”.

Em parceria com o MDSA, a FAO Brasil vai realizar um evento de celebração no dia 18 de outubro. “O tema das mudanças climáticas deve fazer parte das agendas de todos os países. A produção agrícola deve se adaptar e produzir cada vez mais como menos. A proteção dos recursos naturais é necessária e urgente”, disse Alan Bojanic.