FAO no Brasil

FAO promove semana das leguminosas em restaurantes do Paraná

10/10/2016

Atividade visa promover o consumo desses grãos na alimentação diária

Curitiba/Paraná - Dentro das atividades do “Ano Internacional das Leguminosas” A FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e parceiros  promovem ‘A semama das leguminosas nos restaurantes paranaenses”. Durante o período de 10 a 16  de outubro/2016, os principais  “chefs” e cozinheiros paranaenses com sua  criatividade vão valorizar as LEGUMINOSAS produzindo receitas e  pratos diversificados.  São “chefs” adeptos a filosofia da alimentação saudável caracterizada pelo cuidado e conhecimento das matérias-primas que adotam os fundamentos da sustentabilidade e que podem colaborar com seus conhecimentos na divulgação e propagação da culinária das leguminosas.

A “Semana das Leguminosas” vai envolver restaurantes sediados no Estado do Paraná para destacar em seus cardápios receitas culinárias com os grãos vegetais comestíveis. A idéia é valorizar as plantas leguminosas como feijões, fava, lentilhas, soja, broto de alfafa, amendoim, grão de bico e ervilhas com enfoque na alimentação saudável com papel importante no combate e mitigação da fome no Brasil.

Ao declarar 2016 como “Ano Internacional das Leguminosas”, a ONU, por meio da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, incentiva atividades colaborativas com governos, empresas e organizações não governamentais para aumentar a consciência pública sobre os benefícios nutricionais desses grãos, sobretudo como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição.

Ingeridas pelos homens e animais  e cultivadas por civilizações em todo o mundo por mais de 10 mil anos,  as leguminosas representam uma vasta família de plantas, incluindo mais de 727 gêneros e mais de 19 mil espécies. E são vastamente domesticadas pelo homem como forrageiras utilizadas para cobrir e adubar solos das lavouras.

Segundo Valter Bianchini, Oficial Nacional da FAO, Unidade Sul do Brasil, eventos envolvendo várias atividades em torno das leguminosas em todo o mundo, “ criam oportunidades para facilitar trocas de experiências técnicas e conexões de negócio com esta importante cadeia produtiva de alimentos”. Para Bianchini as atividades valorizando as leguminosas  “induzem o aumento da sua produção e consumo, ajudam a aprimorar as rotações de culturas nas lavouras, buscam novas tecnologias no setor e incentivam intercâmbios que possam melhorar o seu comércio local e mundial”, finaliza.

Realização

FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura –Sul Brasil.

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes,  IBRAFE –Instituto Brasileiro do Feijão, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento/PR, Instituto Emater/PR, SESC/PR, FEIJAO PÉ VERMELHO, EMBRAPA, IAPAR, BOA LEMBRANÇA, SENAC/PARANÁ, SMAB/ MERCADO MUNICIPAL, UNICAFES e  CRESOL.