FAO no Brasil

FAOSTAT oferece informações de fácil acesso sobre indicadores agrícolas

24/11/2016

Novo site permite navegação mais intuitiva e acesso mais rápido a dados chave 

Roma- A biotecnologia e os drones são possivelmente as inovações com maior visibilidade no mundo da agricultura, mas queremos chamar a atenção para as novas estratégias de divulgação da informação.

Os dados - complicados de serem gerados e habitualmente difíceis de serem comunicados – são a ferramenta chave que serve de apoio às decisões dos responsáveis pelas políticas envolvidas em ações concretas.

A FAO tem a satisfação de apresentar um novo e renovado site, o FAOSTAT, tornando ainda mais acessível para o uso público a base de dados estatísticos mais completa do mundo sobre alimentação, agricultura, pesca, silvicultura, gestão de recursos naturais e nutrição.

O site atualizado – atualmente na sua quarta edição-, incorpora múltiplas melhorias tecnológicas, às vezes pouco visíveis, assim como diversas inovações fáceis de usar, plena compatibilidade com aparelhos celulares e novas opções de acesso que melhoram significativamente a experiência geral do usuário.

O FAOSTAT oferece acesso gratuito, aberto e fácil a séries temporais e dados transversais de 245 países e territórios desde o ano de 1961. Recebe habitualmente 200 mil visitas mensais de estatísticos nacionais, servidores governamentais, pesquisadores, setor privado, agências internacionais, sociedade civil e meios de comunicação de todo o mundo.

Mais fácil de usar e com mais conteúdo

O novo site oferece agora uma interface de usuário completamente nova e de última geração, e pode ser acessado a partir do celular, tablet e computador. As opções de pesquisa foram expandidas, os filtros foram aperfeiçoados e a navegação simplificada, enquanto o design geral do sistema foi flexibilizado, permitindo que a publicação de novos conjuntos de dados seja mais rápida no futuro.

A visualização de dados também melhorou com a nova ferramenta, e agora é possível acessar conjuntos de dados, mapas e gráficos personalizados que anteriormente não eram possíveis serem consultados.

O novo FAOSTAT incorpora ainda uma nova característica: oferece um conjunto de indicadores chave – entre eles, o uso da terra e a produção alimentar e o acesso aos alimentos e aos orçamentos dos governos destinados à agricultura- que podem  ser consultados por país, região e em âmbito mundial.

Alguns desses indicadores estão sendo utilizados para avaliar e medir o grau de cumprimento dos objetivos fixados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A FAO é a responsável  por 21 indicadores chaves sobre os ODS, e o FAOSTAT  contribuirá para monitorar os compromissos da comunidade internacional para erradicar a pobreza extrema, a fome e a má nutrição em 2030, assim como para promover a agricultura sustentável e a utilização dos recursos naturais

Além disso, com a entrada em vigor do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, as organizações internacionais ajudarão os países a adotarem e a monitorarem medidas nacionais destinadas à adaptação das mudanças climáticas e à mitigação dos efeitos. O conjunto de dados do FAOSTAT sobre as emissões de gases de efeito estufa já estão sendo utilizados para facilitar a identificação das melhores opções de mitigação das cadeias de produção dos sistemas alimentares, ajudando os países e os agricultores a desenvolverem estratégias climáticas inteligentes, mais rápidas e específicas, assim como facilitar o acesso ao financiamento internacional para as mudanças climática

Acesse o portal FAOSTAT no link: http://www.fao.org/faostat/es