Family Farming Knowledge Platform

O poder do chocolate: cacau orgânico tira pequenos agricultores da pobreza no Brasil

Em fazenda comunitária na Bahia, cada família é responsável por cultivar quatro hectares de árvores de cacau, além de participar da manutenção de horta

Na fazenda comunitária, que reúne 39 famílias, cada família é responsável por cultivar quatro hectares de árvores de cacau e participa da manutenção da horta comunitária.

Antes sem terra e agora instalados a 80 km do litoral da Bahia, esses pequenos agricultores produzem cacau, frutas e verduras sem usar fertilizantes ou agrotóxicos. Sua produção faz parte das cerca de 1.900 toneladas de cacau orgânico produzidas no Brasil em 2018, menos de 1% da produção nacional.

Em 2016, a “Dois Riachões” recebeu sua primeira certificação de produtos orgânicos, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, o que permitiu aos produtores a venda dos produtos nas feiras ecológicas da Bahia.

No Brasil, menos de 400 produtores de cacau têm o certificado nacional de cultivo orgânico, e sua produção continua sendo baixa, principalmente pela “dificuldade de vender o produto” em algumas regiões, explica Manfred Willy Müller, coordenador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura.

Title of publication: Revista Exame
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organization: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Other organizations: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Year: 2020
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page