Family Farming Knowledge Platform

Com apoio do Brasil, países da América Latina e do Caribe aprovam novo plano de combate à fome

Região passa a contar com um plano unificado de segurança alimentar, que poderá servir de base para a criação da Aliança Global Contra a Pobreza e a Fome, no âmbito do G20

Os países latino-americanos e caribenhos definiram nesta terça-feira (16.01), em Santiago, na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que congrega 33 nações, um plano de segurança alimentar que estabelece como meta a erradicação da fome até 2030.

O Plano CELAC de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2030 define quatro pilares: criação de marcos legais e institucionais, bem como de políticas macroeconômicas favoráveis à segurança alimentar e nutricional; produção sustentável e acesso a alimentos; dietas saudáveis; e transição para sistemas agroalimentares resilientes, considerando a crise ambiental e climática que aflige o planeta.

secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valeria Burity, ressaltou os pontos principais do documento aprovado pela CELAC: “A América Latina e o Caribe formam uma região que sofre com muita desigualdade e insegurança alimentar. O plano é intersetorial, fala em garantir alimentação adequada, apoiar a agricultura familiar, transformar os sistemas alimentares para que possam dar conta do que a gente está passando em relação às mudanças climáticas. É um instrumento fundamental para garantir o direito à alimentação na região”. "Acredito que demos um passo importante para tornar realidade a proposta do presidente Lula de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, concluiu o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias.

 

Title of publication: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organization: Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC)
Other organizations: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Year: 2024
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page