Family Farming Knowledge Platform

A hora das renováveis no meio rural

Sempre obtendo resultados expressivos ano após ano e considerada um dos pilares da economia, a agropecuária brasileira também é um setor aonde a relação com a energia fala mais forte. Com forte demanda para atividades de irrigação, refrigeração ou mesmo armazenamento de insumos, o setor pode se transformar em uma seara para as fontes renováveis. Com cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o país vindo da agricultura familiar, oportunidades com geração distribuída e autoprodução se utilizando de biogás e energia solar fotovoltaica começam a tomar forma.

Mas nem todos os produtores do campo tem a consciência que tem uma fonte renovável na sua própria propriedade e que pode ser um autoprodutor. A adesão aos projetos ainda é considerada baixa e predomina uma visão antiga sobre os biodigestores. Porém quando descobrem os benefícios ambientais e a possibilidade energética, acontece a adesão. “Cada ano que passa vemos mais plantas de biogás instaladas no país e aqui no Paraná vemos cooperativas nessa de seguir com o biogás para garantir a segurança energética”, observa Rodrigo Regis, diretor do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás.

Em parceria com a Absolar e a Associação Brasileira de Energia Eólica, o Governo Federal oferece desde 2015 a linha de crédito do Pronaf Eco. Com juros subsidiados, carência de três anos e prazo de até dez anos para pagar, a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário espera ver a adesão dos produtores a energia renovável.

Title of publication: Secretaria de Energia e Mineração
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organization: Secretaria de Energia e Mineração
Other organizations: Governo do Estado de São Paulo
Year: 2017
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page