Family Farming Knowledge Platform

Central do Ligue 180 oferece apoio para a mulher do campo

A violência contra as mulheres não tem uma naturalidade. Em qualquer região, estado, município, elas podem ter os seus direitos desrespeitados. E um país como o Brasil, onde a extensão territorial contempla diferentes realidades e contextos, precisa ter armas abrangentes contra esse crime. Só no meio rural são 14 milhões de mulheres, que também precisam de uma rede de assistência que combata as agressões – verbal, psicológica e física – e as apoie nessas situações. Um dos canais é a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) do Governo Federal. No último ano, o serviço registrou um aumento de 127,16% nas denúncias da zona rural, com relação a 2015, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Pesquisa recente feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entrevistou 611 mulheres trabalhadoras do campo e da floresta. Foram feitas 46 perguntas, entre elas, algumas sobre violência. Mais da metade das mulheres, 55%, declararam já ter sofrido ameaças, xingamentos e insultos. Os casos em que a violência chegou à agressão física somam 25% e, sexual, 20%.

No último dia 23, a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou no Brasil a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos, uma iniciativa da Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em toda América Latina e Caribe. A mobilização pretende dar visibilidade à situação atual das mulheres rurais, compartilhar e difundir experiências, ações e políticas na área; juntar esforços pelo empoderamento da mulher, além de proporcionar acesso a informações e dar voz às mulheres rurais.  As ações da campanha acontecerão até o mês de novembro, com a temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Veja o vídeo da campanha aqui

Junto a isso, o presidente do Brasil, Michel Temer, sancionou, no dia 27 de março, três leis que reforçam a igualdade de gênero e as políticas públicas para as mulheres. As leis foram aprovadas em favor do empoderamento feminino e criam, entre outras coisas, a semana nacional de conscientização sobre o combate à violência, que será no fim de novembro, mesmo período em que se encerra a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos. A proposta é ter palestras e ações de alerta, organizadas pelo governo e por entidades da sociedade civil. 

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Camila Costa
:
Organization: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
Other organizations: Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) , Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Year: 2017
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page