Family Farming Knowledge Platform

Mulheres rurais movimentam agronegócio com derivados da mandioca

Empreendedoras. Essa é a palavra que define as mulheres da Associação de Mulheres Produtoras de Broas e Outros Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar (Asprobroas), no povoado Taboquinha, em Arapiraca, que criaram uma agroindústria especializada na produção de doces derivados da mandioca e conquistaram mercado em todo o estado de Alagoas.

O trabalho começou em 2005 com a chegada da assistência técnica da Emater no povoado. Na época, as mulheres apenas conheciam a farinha como derivado da mandioca e, até então, trabalhavam cuidando da casa e auxiliando os maridos na dia a dia agrícola.

Para isso, apostou no empreendedorismo feminino e facilitou o acesso das mulheres em rotinas de capacitação, que incluíram conhecimentos em produção de doces e em rotinas de gestão para garantir o sucesso do negócio desde a etapa de organização do grupo até a comercialização, além do auxílio no processo de fundação da Asprobroas, em 2010. 

Com o acesso às capacitações, as mulheres passaram a produzir broas, bolos, pães, salgados e até suco usando a mandioca, dando novas perspectivas à agricultura familiar de Taboquinha. 

Title of publication: Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Sâmia Laços
:
Organization: Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER)
:
Year: 2017
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page