Платформа знаний о семейных фермерских хозяйствах

Alimentação escolar e desenvolvimento rural

Os municípios brasileiros receberam, ao longo de 2016, recursos de R$ 3,4 bilhões para a alimentação escolar, por meio do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, ação do Governo Federal, através do Ministério da Educação e com a parceria e apoio da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - SEAD, Estados e municípios, entre outros parceiros.

O programa alcança todas as fases da educação básica: infantil, ensinos fundamental e médio, e educação de jovens e adultos. De acordo com a Lei 11.947, de 2009, pelo menos 30% dos recursos do PNAE que chegam aos municípios devem ser aplicados na compra de alimentos diretamente da agricultura familiar.

Com isso, preservam-se as tradições culturais de municípios e regiões, com melhor controle da quantidade e qualidade dos alimentos, e ainda fortalecendo as receitas públicas e a geração de oportunidades de trabalho e renda com a atividade agrícola local. Em todo esse processo, da produção programada dos alimentos até o apoio para a organização das famílias rurais em associações, a participação, presença e parceria com a extensão rural é essencial para o bom êxito do PNAE.

Title of publication: Hoje em dia
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Автор: Zé Silva
:
Организация: Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Год: 2017
:
Страна/страны: Brazil
Географический охват: Латинской Америки и Карибского бассейна
Категория: Статья информационного бюллетеня
Язык контента: Brazilian Portuguese
:

Поделитесь ссылкой на эту страницу