Платформа знаний о семейных фермерских хозяйствах

Agricultura familiar no meio urbano: histórias inspiradoras

Morar na cidade não impede que as pessoas tenham espaço verde em suas casas ou apartamentos para cultivar hortas. Cuidar da procedência do que é consumido é atentar-se também para a saúde e a qualidade de vida. De acordo com a delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Rio de Janeiro, Danielle Barros, a agricultura urbana tem sido um forte movimento no estado: “As pessoas estão vencendo essas barreiras dos espaços e mostrando que até nos apartamentos há lugar para a agricultura”, diz.

A carioca Vanessa Danciger conseguiu vencer a barreira do espaço e espalha a receita para que outras pessoas possam produzir em seus domicílios e também garantir o alimento fresquinho. O "Quintal da Vanessa" possui uma fascinante variedade de plantas medicinais, frutíferas, temperos, leguminosas cultivadas em vasos e na terra da própria residência, em Campo Grande. “Para mim, agroecologia, agricultura orgânica e agricultura urbana não são só agricultura sem veneno, e sim uma filosofia de vida. Engloba um todo, é você pensar no próximo e entender a verdadeira importância de compartilhar e multiplicar saberes” acredita Vanessa.

Há cinco anos, juntamente com seus pais, Vanessa começou a produção no quintal da casa em que moram, no centro da cidade. No início, o cultivo era apenas para consumo e não imaginavam a proporção tomada hoje, em que toda a renda familiar é advinda da agricultura.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Автор: Mariana Guedes
:
Организация: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Год: 2017
:
Страна/страны: Brazil
Географический охват: Латинской Америки и Карибского бассейна
Категория: Статья в блоге
Язык контента: Brazilian Portuguese
:

Поделитесь ссылкой на эту страницу